quinta-feira, 16 de maio de 2013

# Correr não chega #


O meu objectivo inicial era apenas perder os quilinhos a mais que tenho e mudar o estilo de alimentação, ter uma alimentação mais saudável (não é que fosse má, mas não ligava a calorias ingeridas nem nada parecido). Comecei por incluir na minha alimentação mais verdes e cereais, mais grelhados e cozidos, mais água por dia, e comecei também a fazer umas caminhadazinhas, a trocar as escadas rolantes pelas escadas normais, etc.
Nas caminhadas que fazia ficava sempre a olhar para as pessoas que passavam por mim a correr e pensava sempre que "um dia gostava tanto de correr assim", mas nunca me tinha passado pela cabeça começar a correr. Houve um dia que cheguei ao paredão e decidi que ia experimentar! E lá fui muito devagarinho e nesse dia nem aguentei 3 minutos seguidos a correr, ficava completamente ofegante e com medo porque tenho asma e não sabia se fazia bem ou mal (ainda me dava para ali uma coisinha mal) :) mas logo me apercebi, mesmo a não conseguir correr quase nada, que aquilo era viciante, e que assim que recuperava o fôlego eu queria era correr mais e mais.
A minha sorte das sortes é que tenho um irmão que faz Triatlo e também ele tem asma, ou seja ninguém melhor para eu me aconselhar :) . Primeiro que tudo ficou radiante pela sua cassula ter iniciado a corrida, visto que ele sempre me quis impor o desporto. Depois recebi montes de conselhos da parte dele, e aí fiquei ainda mais motivada para seguir em frente. Segui à risca as suas indicações e o que é certo é que em menos de 3 semanas eu já corria 5Km sem parar!!! E eis que me apercebi que o meu objectivo principal já não é tanto o de perder peso (não deixa de o ser, claro que continuo focadissíma em perder peso), e passou a ser o de ir mais longe, ter mais resistência física, conseguir correr mais e mais, criar mais objectivos. Foi então que surgiu o conselho chamado NATAÇÃO!!!! 
Algo que adoro e que pratiquei durante 5 anos, mas que deixei e nunca mais voltei, a não ser ir de vez em quando a uma piscina dar umas braçadas.
Pois é, o meu maninho sugeriu a natação como sendo algo essencial não só para o nosso problema a asma, como também sendo um desporto muito importante para a nossa resistência e controlo da respiração. Até porque não basta apenas correr uns 50/60 min por dia, para quem quiser evoluir e aumentar a sua fasquia (como eu :) ), é essencial praticar mais algum exercício.
Em casa faço sempre exercicios de ABS, tonificação, etc, (fáceis de encontrar na net, deixo alguns no fim do texto) são muito importantes para aumentar a nossa resistência física, e agora vou começar com a minha natação :) .
Estou desejosa para ver os resultados.
E como a minha primeira prova está quase aí, tenho de treinar muitooo para estar em forma no dia D!
Beijinhos e Abraços


2 comentários:

  1. E é assim que se começa. Um dia, por alguma razão, começamos a correr e depois nunca mais paramos. Queremos mais e mais.
    E com um irmão no triatlo então devem ser só bons conselhos e boas dicas.
    Continuação de óptimas corridas!

    ResponderEliminar
  2. Correr é realmente um vicio!!! :)
    Sem duvida que os conselhos dele são ouro para mim, e tento segui-los todos à risca.
    Beijinhos :)

    ResponderEliminar