segunda-feira, 12 de maio de 2014

# A bi-Meia Maratonista na Meia Maratona de Setúbal #

Após dois meses (nem isso) da minha 1ª Meia aqui estou eu para vos contar da minha 2ª :)

Talvez algumas pessoas possam chamar-me de doida, mas olhem não me arrependo e gosto desta distancia. Tenho tempo para aquecer os motores e desfrutar depois a corrida.

Gosto de provas de 10Km mas começo a achar que não me deixam aquecer os motores. Quando começo a sentir-me bem a correr e solta, eis que a prova acaba.

Até agora curiosamente as provas onde fui mais feliz foi na minha 1ª Meia e na Corrida dos Sinos (15Km). :)

Esta última então adorei. Foi uma prova em que estava o meu mano também a competir, em que fui sozinha o caminho todo mas em que me senti sempre poderosa e com força, batendo por 10min o meu recorde nesta distância.

Mas agora, vamos lá ao que interessa, a 25ª Meia de Setúbal.

Os 3 4 ao Km presentes, Eu, João e Eberhard
Estava tranquila, não tinha grandes planos para esta Meia, queria apenas ir na "onda" e ver no que ia dar.

Assim que lá cheguei apercebi-me que esta meia em nada iria ter a ver com a Meia da ponte. Nem tinha que ser. Aliás, a meia da ponte é uma meia cheia de gente, e isso faz com que não nos demos conta do tempo. Ali sabia que a coisa seria diferente, não só pela diferença gigante de atletas em prova como em público a puxar por nós.
Mas, aqui a piolha encarou isso como um desafio.

Depois das famosas fotos, cumprimentos e converseta, chega a hora do xixizinho, do gel e do aquecimento.
No aquecimento senti um pouco de peso nas pernas, mas ultimamente tenho sentido isso nas pernas quando começo a correr, passando logo passado uns metros.

10:00h e toca a banda (à pois tínhamos banda :) ) e lá vamos nós.

No inicio achei logo um pouco monótono o percurso pois andá-mos às voltinhas na Luisa Todi. Bom, ok pode ser que isto mude. Só foi bom pelos familiares que ali estavam presentes e que nos poderam ver por diversas vezes, o que não acontece normalmente nas provas.

Vêm a fitinha? Távamos na zona VIP eheh Os da Meia :D

Eu disse que tínhamos banda e tudo :)

A dar voltinhas na Luísa Todi! :) Ah e estávamos a rir porque estava ali um cão com chapéu :)

Um bate mão à mãe :)
E depois das voltinhas seguimos em direcção da Estrada da mitrena até ao viaduto. Até aos 5Km os 4 ao Km foram sempre juntos e digamos que quando o João diz 5Km já estão eu solto um "Já?!", eu achei aquilo estranho, para mim passou rápido demais. Talvez as voltinhas até tivessem dado jeito nesse sentido eheh

Chegamos ao viaduto e voltamos para trás em que nos apercebemos que para fazer os 21Km vamos ter que andar às voltas em algum lado. (Mal sabíamos nós o que estava para vir)

Ao voltar para trás avistamos a placa dos 7Km, olhamos para o relógio e marca 6.200Km, hum 1º erro da organização. (De salientar que foi a única placa que avistámos durante o percurso todo)

E aos 9Km voltámos à Luísa Todi ahah Aqui já me sentia solta e bem, e portanto sabia perfeitamente que esta Meia ia correr bem.

Eis que damos a volta e ao fundo sabíamos que havia subida. Mas havia uma ligeira esperança de que não fossemos por ali. Mas olhem, fomos. E foi 1,5Km sempre a subir. Cheguei lá acima andei uns segundos apenas porque as pernas estavam a pedir, mas logo logo retomei o ritmo.

Digo para o João "Foram mauzinhos".

E seguimos.

Seguimos e puff aparece outra subida!!! Isto será sempre assim?! Se for não sei se aguento. lol

Mas lá fui indo.

O João por volta dos 14Km começou com algumas dores nas costas e teve que parar por algumas vezes. Nunca o quis deixar pois achava que o meu dever enquanto amiga e colega de equipa seria ficar ali. Também ele já fez isso por mim, por isso eu iria fazer isso por ele. Ele resmungava que o meu tempo ia excelente e que ele me estava a atrasar, mas não estava minimamente preocupada com isso, aliás nunca foi minha intenção preocupar-me com o tempo nesta Meia. E quando sabia que ele não estava bem, então aí não pensaria mesmo em tempos.
Mas por volta do Km15 ouve mais umas subidas e o João ordenou mesmo que eu avança-se. Corri uns metros sozinha onde passei por um senhor que esperava os atletas de mangueira em punho pronto para nos refrescar. Chamei-lhe de anjo e ele agradeceu. "Passe lá aqui por baixo menina!" :) E passei com todo o gosto. Soube pela vida.

Passado um pouco sinto  João no meu encalço e apercebi-me que ele não me queria deixar ir sozinha mas que as dores também não estavam a ajudar. A minha preocupação era mesmo o facto de saber que ele estava-se a esforçar e que poderia piorar a situação. Aos 18Km ele diz de novo para avançar sem ele ao que resmungo mas quando ele manda, não há nada a fazer e só temos que obedecer. Fui, mas sempre a olhar para trás. Por duas vezes que tentei voltar atrás para ir ter com ele poisa distância não era grande e ele só movia os braços numa nítida expressão "se voltas atrás apanhas!" eheheh

Nessa altura em que ia sozinha deparei-me com uma situação que foi frequente em todo o percurso. Tive que gritar(e ela só ouviu ao 2º grito) para a senhora Polícia que se encontrava a uns 200m de mim na converseta para saber por onde era o percurso, pois sinalização NADA!!!!! Houve alturas em que não havendo policiamento tivemos mesmo que adivinhar! 2ª falha da organização.

Aos 20Km o João conseguiu apanhar-me e aí quem estava a ficar down era eu. Mas à caneco que eu não vou dar-me por derrotada a apenas 2Km do fim!!!

Passo pelos meus pais e faço um voo em nítida demonstração de "Está tudo bem!" :)




Aqui ia com um tempo de 2:19: e qualquer coisa... sabia que ia acabar por bater o meu recorde. Mas como ia já cansada e faltando 800m para a meta não sabia se dava.
Passei pelo colega Marco que gentilmente me deu uma garrafinha de água (Muito obrigada pois soube muito bem) e aí tive que parar pois estava a sentir que se desse mais um passo de corrida caía para o lado. Comi o meu SOS doçinho que levo sempre comigo (aliás aos 18Km devia ter comido!!!) e fiquei furiosa por aquilo me estar a acontecer ali tão perto da meta!!!!  GRRRRRRRRRRRRRRR

Damos a curva e ao fundo a apenas uns 500m estava a meta. E disse para o João vamos lá acabar isto!
E pronto acabei com 2h24mine 59seg
59Seg again?!?!?!?! ahahahaha

Os 59seg perseguem-me :D

Vejam só o meu sprint final que consegui fazer, e gentilmente filmado pela querida Mafalda :)



Vamos lá!? :D






E assim foi a minha 2ª Meia Maratona!
----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Agora as coincidências das coincidências.....

Hoje o blog CORRE PIOLHA CORRE comemora UM ANO DE VIDA!!!!!!!!!!!!


Este ano passou a "correr" mas tem sido uma experiência inacreditável. 
Em apenas um ano já aconteceu tanta coisa boa, conheci tanta gente boa e genuína, e tenho um orgulho enorme na minha mudança e no percurso que tenho vindo a trilhar. :)
Espero que o próximo ano possa ser tão bom ou melhor que este e que traga momentos tão bons ou melhores que estes :)

Muitos beijinhos a todos e SEJAM FELIZES

30 comentários:

  1. E que grande prova fizeste tu! Quando passei por ti deu para ver que ias muito bem!
    Realmente a organização este ano reservou-nos algumas surpresas com aquelas subidas... mas para mim o pior nem foi tanto isso (até gostei... mania dos trilhos :P ), o meu problema foi não haver abastecimento nos últimos 5 km... com o calor que estava, e eu não tive direito a essa mangueirada :-( arrastei-me um bocado no fim da prova... se não fosse isso, penso que tinha batido o meu PBT... fica para a próxima :-)

    Beijinho e boas corridas! :-D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Surpreendi-me a mim mesma em todos os sentidos :)

      Estava mesmo a ir bem :) E tu também ias.

      Tens toda a razão, aliás quando entrei no fim na Av. Luísa Todi aquela água que recebi soube-me pela vida, eu ia a desejar por água desde o Km 19....

      Beijinhos e boas corridas para ti também :)

      Eliminar
  2. Boa! Parabéns a dobrar! :) Bem, que desilusão essa Meia de Setúbal! Pensava que era das melhores organizadas do país, não sei porque! E até achava que o percurso era muito bom.. Ah, aquela fotografia do aviãozinho está um espetaculo, e ainda por cima já é famosa na net! ehehe beijinhos e boa recuperação. Dizem que calcular diagramas de momentos é um muito bom exercício de recuperação muscular ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Filipe :)
      Epah nem me digas nada. Também achava que sim. E aliás eu sinceramente tinha preferido um percurso sempre em frente de uma monotonia atroz do que este.
      Não gostei!!! Aliás disse montes de vezes ao longo do percurso ao João.
      Tanto detestei que acho que até corri mais para rapidamente chegar ao fim ahah

      hahahhah realmente aquela foto já ando por todo o lado. :) Direitos de autor do pai!!! :D

      Por pura das coincidências hoje o dia foi reservado a Encurvaturas! Diz-te algo?! Foi cá uma recuperação eheheh :D

      Eliminar
  3. PARABÉNS!
    Piolha a Turbo e mais nada!
    E até voltou o lenço que até parece ser um talismã da sorte hi hi hi hi!!!
    (Vê lá se arranja maneira de ir fazer a Corrida do Guincho no dia 24. )
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Piolha a turbo mesmo hehhe :)
      Nem me reconheci.
      O lenço voltou, achei que devia ser justa e levá-lo nesta meia :D

      Não deve dar Jorge infelizmente :\

      Beijinhos

      Eliminar
  4. Muitos parabéns, novamente, pela prova de ontem e muitos parabéns pelo primeiro ano do já famoso blogue da Piolha! :)

    Esta Meia foi em tudo mais difícil que a tua de estreia mas os 5 minutos exactos tirados ao tempo são fruto de o teu ritmo estar, de forma natural, a evoluir.

    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito Obrigado Padrinho :)
      É verdade, já um menino com um ano mas já leva uma bela bagagem :D

      Foi uma boa meia :)

      Beijinhos

      Eliminar
  5. Muitos parabéns por mais uma meia e um novo RP! 5 minutos com calor, subidas e pedidos de direcção é obra!
    E claro parabéns pelo aniversário do Blog! (os nossos blogues "nasceram" quase no mesmo dia! :P).
    Bjnhs.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado Rui!
      É mesmo obra... nem sei como fiz... só sei que estava num dia bom :)

      hahah já ouvi dizer que sim :)

      Beijinhos e parabéns também pelo anito do blog :)

      Eliminar
  6. Parabéns Marta!!! Numa prova nessas condições não é nada fácil arranjar motivação, e ainda por cima bater o RP com tanta facilidade...tás a evoluir :)
    Muitos parabéns tb por um ano de "Piolha", por tudo o que conseguiste e que é apenas o inicio de uma grande e feliz viagem. Muitos e bons é o que desejo, comigo deste lado a acompanhar.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Carlos.

      Houve alturas em que só reclamava e dizia para o João "Estou a odiar isto!!!"... foi mesmo feio o percurso.
      Mas pronto lá corri mais depressa para aquilo acabar logo eheheh Foi esse o motivo :D ahah

      Espero que continue mesmo a ser uma linda viagem. Pelo menos até agora estou a gostar :D

      Beijinhos

      Eliminar
  7. que bom! Eu também participei na prova e, na foto da banda, sou aquela com o boné cor de rosa :)

    Parabéns pela prova, um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ehehhe ficaste registada na fotografia :D Que giro :)

      Obrigada, e espero que a tua prova também tenha corrido bem :)

      Eliminar
  8. Mais uma vez muitos parabéns minha querida afilhada!
    Onde é que eu já ouvi essa conversa? Os 10 km nem dá para aquecer...Concordo plenamente! E não te acho nada doida! Eu também prefiro 1000x uma Meia a uma corrida de 10 km. E acredita que vais chegar a uma altura em que uma Meia já é pouco...
    A corrida é completamente viciante e queremos sempre mais e mais.

    Apesar das dificuldades conseguiste superar tudo isso. Estás de parabéns! Venha a terceira maratona!

    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada minha querida Madrinha.
      Sabes que lembrei-me mesmo de ti quando constatei esse facto. Parece que sofremos do mesmo "mal" eheh
      Queremos é distâncias maiores.

      A corrida é mesmo viciante, e vamos sempre querendo evoluir mais e mais...

      Ups esqueceste da meia ali pelo meio madrinha ehehehe
      :D

      Beijoquinhas grandes

      Eliminar
    2. Não ligues...sou eu já a pensar na minha terceira maratona que está já aí ao virar da esquina...
      E a tua terceira meia-maratona (agora acertei :) hehehe) também está já a caminho.
      Beijinhos

      Eliminar
  9. Parabéns!!! A dobrar;).
    Pelo blogue, corrida, evolução (uh lá lá :)) e pela alegria visível.
    Bjs

    ResponderEliminar
  10. Muitos parabéns e duplamente: pelo novo PB e pelo primeiro ano de muitos do blog :) Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Parabéns Marta!
    Já começam a faltar palavras para falar das tuas provas. Estás a evoluir de forma brutal, agora cada prova é recorde pessoal:)

    Parabéns pela corrida e pelo blogue!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Amigo Vitor :)

      eheh Até ando sem saber já o que dizer :) Fico parva comigo mesma :)

      Beijinhos e Força para Sábado!! :)

      Eliminar
  12. PARABÉNS!! Pela prova e pelo "aniversário". :)
    2h24e59 é muito melhor que 2h25, toda a gente sabe!!!! O que conta é o minuto. ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada amiga :)
      Claroooo que é muito melhor!!! E aqueles 59seg têm muito valor!!! ahahaah :)

      Beijinhos

      Eliminar
  13. Parabéns!!!!! Já na 2ª meia maratona!!! Fico muito feliz por ti :D Espero um dia também conseguir, mas estou quase livre para começar a meter em ordem os treinos, porque isto nesta fase final da faculdade não dá tempo para nada!

    Parabéns! Um ano de blog e já com tanta coisa alcançada!

    Muito feliz por ti Martinha ;) minha coleguinha de asma :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :)

      É verdade, estou viciada nas Meias acreditaS?!?!
      Tanto que até já coloquei no meu calendário mais 3 até ao final do ano. :)

      Sim estamos na mesma, faculdade nesta altura é o tédio, ocupa-nos o tempo "quase" todo!! :\
      Mas não tarda estamos de férias :)

      Beijinhos coleguinha de asma :)

      Eliminar
  14. MUITOS PARABÉNS !!!!

    Estás IMPARÁVEL !!! Eu bem tinha dito que vinha aí um record pessoal.

    ResponderEliminar