quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

# Triste com a tristeza que vai neste País... #

Desde já peço desculpa por utilizar o espaço que dediquei expressamente às questões da corrida, mas não posso nem consigo deixar este acontecimento passar em vão. 

Como aluna que fui, e sou (mas de outro patamar), não poderia deixar de comentar, e sinto que é minha obrigação, expressar aquilo que senti quando vi as imagens no telejornal da vergonha que foi o Exame feito aos professores.
Enquanto aluna que fui sempre tive um respeito enorme pelo professor, fosse ele qual fosse, e tivesse o feitio que tivesse. Via-o como uma entidade superior que se apresentava ali como símbolo de sabedoria e aprendizagem e que me iria levar a todos os patamares possíveis e imaginários se assim eu quisesse.
Durante 12 anos (retirando aqueles de faculdade que já lá vão alguns), tive professores chatos, arrogantes, simpáticos, prestáveis e imprestáveis, capacitados e incapacitados, com o dom de ensinar e com dom algum para tal.
Fosse ele qual fosse eu respeitei sempre (e respeito).
Professor é aquele que depois dos pais nos ensina a ser alguém, nos educa, sim o professor também tem o dever de educar tal como os pais, ao fim ao cabo passamos mais tempo da nova vida de estudantes com os professores do que com os pais Certo?!
Em toda a minha vida de estudante (como toda a gente) fui habituada a passar pelas avaliações de todos os tipos, elas eram orais, escritas, ou apenas em sala de aula todos os dias sob observação dessa entidade superior que é o professor.
Saímos da escola, vamos para a Faculdade e não é por aí que deixamos de ser avaliados, continuamos a sê-lo. Saímos da faculdade e vamos para um emprego e somos avaliados na entrevista. Somos admitidos na empresa e continuamos a ser avaliados. Resumindo somos avaliados a vida inteira!
Um professor é professor, dá aulas, tem o papel de ensinar e nunca vi ninguém a ir avaliá-lo. Vem este Governo, que desde que entrou o crítico em muitas coisas, para não dizer todas, e decide que os professores têm que se suceder a uma avaliação. Desde o início que concordo com esta decisão. Para mim a única decisão acertada que este governo fez até hoje. Se é a melhor forma de avaliação, bom talvez não será, mas não vou entrar por aí. 

Agora, entro por este caminho, porque carga de água é que um professor não pode ser avaliado?! Porque é que se houve um professor dizer isto “Estudei uma vida inteira para depois ser avaliado como aluno?”.

Bom, fico deveras triste com estas declarações por parte de professores e sindicatos. 

Porque é que os professores se acham mais que os outros?! 

Existem por aí muitos professores, com os quais me cruzei na vida, que nem deveriam dar aulas e dão. Existem muito bons professores que só seriam bons professores calados. Existem muito bons professores que sabem muito e estudaram muito na vida, mas depois não transmitem nada ao aluno. É por isto que sou a favor da avaliação a docentes. Não será uma folha de papel com algumas perguntas que irá definir se ele é bom neste papel de professor ou não, mas sou a favor de uma avaliação!

Sim sou a favor. 

E fico muito triste quando vejo na televisão cenas como assisti hoje de professores, pessoas que deveriam dar o exemplo, a fazer figuras que nem crianças do 1º Ciclo fazem.
Uma coisa é estarmos contra alguma decisão e nos manifestarmos, outra coisa é impedir os outros de fazer aquilo que querem e ao qual se prontificaram a fazer.

Estou cada vez mais triste com este País mas pior é que estou cada vez mais desiludida com as pessoas que nele habitam!


Podemos estar revoltados com tudo o que se está a passar, mas temos que nos lembrar que existem certas atitudes que nos fazem perder toda a razão, por mais que ela abone a nosso favor.

Vale a pena pensar nisto…..

Sem comentários:

Enviar um comentário