quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

# Suar por uma causa...Porque todos podemos ajudar... #

Hoje venho aqui divulgar uma iniciativa há já algum tempo elaborada por um amigo da Família, o Dàrio Santos, que fundou o projecto "Suar por uma Causa".
Este projecto já conta com algumas iniciativas, mas hoje venho aqui divulgar o seu próximo objectivo. Como não existe ninguém melhor do que Ele para falar desse assunto, abaixo estará toda a explicação deste novo objectivo escrito pelo próprio, e que poderão também encontrar na sua página do Suar por uma Causa, bem como ficar a perceber melhor aquilo que o move e o que o levou a desencadear este projecto.

II Volta Solidária ao Concelho de Torres 


Vedras 2013


19-12-2013 14:26


Correr 120 quilómetros.

Angariar 120 quilos de donativos alimentares.

Dois objetivos para atingir em simultâneo. No próximo dia 29 de Dezembro, irei correr pela fronteira do concelho de Torres Vedras, com o objetivo de me superar fisicamente e, com o meu esforço, contribuir para apoiar algumas famílias carenciadas da freguesia da Silveira.
Este projeto (Suar por uma Causa) começou a tomar forma durante o processo de recuperação de uma queda grave, ocorrida durante uma prova de btt, em 2011, e após o qual se tornou necessário repensar as razões pelas quais participava em provas. No fundo, deixou de fazer sentido dar o máximo apenas para que o meu nome aparecesse o mais acima possível na folha de classificações.
Assim, e porque o voluntariado e ajudar quem mais necessitava era algo que pretendia fazer desde há muito tempo, surge o 'Suar por uma Causa', com o intuito de apoiar, com o esforço fisíco e superação pessoal, aqueles que mais precisam.
Com todas as aprendizagens que a Vida me tem oferecido, compreendi que o mais importante é o aqui e agora. Porquê apoiar uma instituição local, de pequena dimensão, ao invés de apoiar uma grande instituição, que me traria maior mediatismo e  mais apoios? Porque quero ajudar pessoas. E porque, à minha porta, existem pessoas que necessitam de ajuda. Se todos nós apoiarmos a nível local, então teremos uma intervenção global. E porque apoiar localmente implica não fechar os olhos à realidade.
O Movimento Solidário da Paróquia da Silveira é, acima de tudo, um movimento de pessoas para pessoas. Este movimento apoia famílias carenciadas da freguesia da Silveira, através da entrega regular de cabazes alimentares, da dinamização de uma loja solidária, onde se doam roupas e outros artigos, do apoio médico, e ainda de ações de formação sobre economia doméstica.
Parte destas famílias estão numa situação de dificuldade económica extrema, mas disfarçada, pois a ‘crise’ empurrou-as para esta situação. Dada a minha situação pessoal de desemprego de longa data, existe uma grande identificação com este fenómeno. E tudo o que tenho neste momento para apoiar, seja quem for, é apenas o meu esforço e sacrifício.
Por isso, conto com a sua ajuda para transformar os 120 quilómetros que vou correr em 120 quilos de donativos alimentares para o Movimento Solidário da Paróquia da Silveira. De uma forma direta, ao contribuir com alimentos. De uma forma indireta, divulgando esta ação junto dos seus contactos. Ainda, e porque correr 120 quilómetros é tudo menos fácil, poder-se-á juntar a mim durante alguns quilómetros, conforme desejar e puder.
Um enorme obrigado e votos de Boas Festas!!

Mesmo que não ajudemos pela forma directa, pelo menos não custa ajudar de forma indirecta, e é com muito gosto que o faço! Venham mais iniciativas deste género.

Grande Abraço Dàrio e votos de que este objectivo (mais um) seja superado com a ajuda de todos!

8 comentários:

  1. O slogan "suar por uma causa" não me era estranho, mas agora fiquei a conhecer melhor a iniciativa.
    Força ao Dário e que seja objectivo superado com sucesso.
    Beijinhos e obrigada pela divulgação!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não custa nada divulgar e é um prazer divulgar esta iniciativa.
      Este projecto já existe á algum tempo, o Dàrio tem feito um trabalho notável.
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Bonita iniciativa!

    Beijinhos e bons treinos :)

    ResponderEliminar
  3. Mais uma nobre iniciativa! E que merece toda a divulgação!
    Não conhecia... Por isso agradeço-te!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora essa... nada de agradecimentos, é um prazer divulgar e dar a conhecer esta e mais iniciativas.

      Beijinhos

      Eliminar
  4. Espectáculo de iniciativa!
    Parabéns ao Dário e força para o objectivo.

    Beijinhos

    ResponderEliminar