domingo, 20 de outubro de 2013

# Night Run #



20:20h e chego ao Terreiro do Paço.
Hora de fazer um xixi antes da prova pois está quase.
20:46h dou um beijo de até já aos pais e vou para a zona da partida.

Antes da partida.... vá agora tenho 10Km para ir correr... Até já :)

Um grande mar de Amarelos pirilampos invade a praça do comércio.
Tempo de ligar o garmin pois não quero que aconteça o mesmo que aconteceu na Corrida do Tejo, que ele ficou preguiçoso e não quis “mexa”!
Estou um pouco apreensiva pois tive o triatlo no Domingo e não até que ponto estaria eu preparada para enfrentar esta corrida.
21h e é dado o tiro da partida.
Aquela confusão relativamente aceitável para uma corrida… e passo eu pela partida e ligo o meu garmin… Vamos lá a isto.

E lá vou eu :) Adorei a luzinha :) LOL
 Tudo super animado, muita música, muitos estrangeiros na rua, uns a apoiar, uns olhavam com ar de “o que se passa aqui?”, outros atrevem-se a seguir uns metros connosco, uma animação :)
Seguimos em direcção aos restauradores e começo a ver uma massa enorme fluorescente ao longo da Avenida da Liberdade. 

LINDO!
Começo a subir a Avenida e dou por mim espantada do ritmo a que estou a subir :) O problema vem uns 2 minutos a seguir em que parecia que a subida nunca mais acabava e eu já sentia as pernas pesadas. Continua que daqui a nada vamos descer vá!
E eis que chega o momento esperado, o retorno.
E começa-se a descer, aproveito o embalo e aumento um pouco o ritmo porque lá no fundo eu quero mesmo diminuir o meu tempo.

Chegamos de novo aos restauradores e lá se encontra o primeiro abastecimento, aproveito e tiro uma garrafinha, bom não sei se devo considerar uma garrafinha àquela enorme e pesada garrafa de 0.5cl que nos deram, mas pronto ao menos existe água :)
Sigo confiante pois estou-me a aguentar bem… vamos para o 4Km e estou bem. Ok isto está a correr muito bem. A subida desgastou um pouco as pernas mas nada de especial. 

Chegamos á Praça do Comércio em direcção ao Cais do Sodré e deparo-me numa estrada (eu sabia que ela era assim mas uma pessoa vai distraída e lembra-se lá) com um empredado dos diabos!! Aquilo era pior que subir a Avenida da Liberdade. Estranhamente dou por mim a sonhar com uma subida para enganar o psicológico daquele tormento que os pés estavam a sentir. Nessa altura cola-se a mim uma parceira (nome designado por ela) que me disse “Você vai a um ritmo superior ao meu normal, mas vou-me colar a si pode ser?” e eu claro respondo “Claro que sim, acompanhadas sempre vamos melhor que sozinhas!”. E seguimos durante a Avenida 24 de Julho toda (ou quase toda). Falámos algumas vezes para nos irmos distraindo, então fiquei a saber que era a sua primeira prova de 10Km, que apenas corria 7Km e então aquilo era um terreno desconhecido para ela. Claro que eu sabendo bem como é importante a primeira prova dos 10Km dou-lhe palavras de incentivo, e conto-lhe a minha experiência da minha primeira prova, que tinha sido á pouco tempo. Ao mesmo tempo que ia falando com ela ia vendo a pente fino os atletas que iam passando já em direcção contrária porque queria ver se via a Anabela do Blog Run Baby Run, mas nada de a ver. 

Chegamos então á zona retorno que era ali em Santos, e a minha “parceira” avista a zona de abastecimento, ela já se vinha a algum tempo a queixar-se com sede, então parecia que tinha avistado um oásis, até aumentou o ritmo, mas eis que quando lá chegou só haviam garrafas espalhadas e vazias pelo chão. Conseguem imaginar a cara e o desespero dela quando se apercebeu de que já não ia beber água até chegar á meta?! Bem eu não consigo imaginar e estive lá. Mas por sorte manti-me fiel á minha pesada garrafa de 0.5cl até ao fim, e felizmente não senti aquilo que muitos sentiram. Não é nada bom não haver abastecimentos, foi um ponto negativo da organização. 

Conseguem imaginar também a Avenida 24 de Julho deserta num sábado á noite??!?! É verdade meus amigos, eu a pensar que iam haver montes de apoiantes pela 24 de Julho a fora e nada, nem vivalma. Se tivesse feito aquele percurso sozinha teria sido o tédio completo, feliz hora em que a parceira se juntou a mim.

Um pouco depois do retorno em direcção ao Cais do Sodré, avisto a Anabela ainda em sentido Santos. Dou um grito “Anabela!!!!” e eis que ela olha para mim e diz “Então?!” (numa nítida expressão de “oi quem és?”) eheheh e eu grito “PIOLHAAA!” ahah e ela sorri e diz “Espera por mim na meta!” e eu digo “Lá estarei!”. Ahahaha Foi muito engraçado :)
Chegamos ao 8Km e a minha parceira diz que vai andar uns metros e eu digo-lhe tudo bem, mas nada de desistir, já falta muito pouquinho, você consegue força!! Olho para o meu garmin e marca 1h, e penso “Oh diabo e se eu esticar nestes últimos dois talvez consiga reduzir!” e foi o que fiz.

Quando chego ao Cais do Sodré lembro-me que mais uns metros e apanho empedrado de novo “ora bolas”, e foi a minha vez de me colar a uma parceira que ia a um ritmo bem acima do meu e eu até estava a conseguir acompanhá-la. Falamos um pouco, também era a sua estreia (só apanhei estreantes :) o que é muito bom) e ambas mostramos dores ao pisar aquele chão que mais parecia o inferno. Ela quando pisa o alcatrão mete o turbo e eu “ai é?”, pumba meto o turbo também. Fico parva por ainda conseguir correr áquela velocidade depois de me começar a doer tudo, era virilhas, era tornozelos, era músculos das pernas, mas lá ia eu a dar o tudo por tudo. 

Finalmente gente a apoiar!!! Ahhh que bom!!! Estico o braço e bato com a minha mão em todos eles num acto de agradecimento por estarem ali a apoiar e a puxar por nós nos últimos metros. Foi tão giro :D
E lá está ela. A meta!!! E olho para o relógio, avisto os meus pais e grito feita estérica, “olhem para o relógio!!! Olhem!!! Olhem!!!” hahahaha abri os braços e passei a meta com um enorme sorriso na cara e um sentimento fantástico por ter reduzido o meu tempo.

EIHHHH Olhem Olhem!!!! :D ehheehee

DONE!!! :D
 Quando disse aos meus pais para olharem, o relógio da organização dizia 1h12…Naquele momento nem me lembrei do garmin. Mas depois lembrei-me. Olhei para ele e eis que chorei!!

1h11min54seg
 Corrida do Tejo: 1h13min30seg
Foi tão bom!!!
Fiquei tão feliz!
E a pensar eu que o meu corpo estava cansado do Triatlo!!

No fim fiquei na zona da meta a ver se via a Anabela chegar que vinha a acompanhar uma colega para quem também era a sua primeira prova de 10Km.

Demos um grande abraço, finalmente nos conhecemos :) Fiquei muito contente, trocamos algumas palavras, umas fotos claroooo :)

Sorrisões Lindos :)

Anabela, Ana (espero não me ter enganado no nome) e eu :) Muito felizes... E Parabéns á Ana pela sua 1ª prova de 10Km :D

E despedimo-nos. Gostei imenso de a conhecer, já sabia que era uma pessoa espectacular e super divertida, por isso conhecê-la foi apenas a confirmação dessa “suspeita”.
Foi graças ao seu Blog Run Baby Run que participei nesta corrida, e por isso agradeço imenso pois adorei a experiência. Adorei correr á noite, é muito bom!!! E a corrida foi bastante divertida.

Teve alguns aspectos negativos, mas também acho que todos merecem o benefício da dúvida pois era a primeira prova e ninguém é perfeito.

Julguei que a prova iria ter pelo menos mais música durante o percurso, não foi o caso, mas também só senti falta desse aspecto na Av. 24 de Julho que foi realmente uma zona muito morta.

A falta de águas no último abastecimento também foi uma grande falha, mas acontece e espero que tenham aprendido e que para a próxima tenham mais abastecimento.

Resumindo adorei, foi muito divertido, o pessoal estava super bem disposto sempre na brincadeira e isso sim é o espirito desportivo.
Ahhhh fresca que nem uma alface :D

Com o pai babado!!! :)
No próximo fim de semana temos Corrida do Montepio e por isso á que recuperar de algumas dores que apareceram hoje, nomeadamente nas virilhas.

Beijinhos
Bons treinos
E sejam felizes!!!

20 comentários:

  1. Parabéns pelo novo RP!!!!!
    Muito legal essa corrida. Essa piolha não pára que calendário cheio!!!
    Bons treinos
    Beijos
    Ju

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada JU!!!
      Foi muito giro!!! É uma corrida pioneira vinda dos BRASSSIIILLLL!!!!!! :P
      Ju não se pode parar :)
      Beijinhos e boa semana

      Eliminar
  2. Ah ganda Marta!!!

    Quase sem dares por isso, vais descer o teu tempo gradualmente.

    Força que tens muito para dar!

    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eheh e eu a pensar que ainda me ia correr pior!! Afinal diminui o tempo e senti-me muito bem, tirando as dores causadas por aquele piso manhoso!!

      Venha a próxima :D

      Beijinhos e boa semana João

      Eliminar
  3. Mias uma viagem da Marta / Piolha a caminho da Meia Maratona. Agora que até já é TRIATLETA a meia vai ser "canja"!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cada vez mais perto da meia Jorge!!! Mas ainda á um longo caminho pela frente. :)
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Esta corrida teve um gostinho muito especial para mim. Se não fossem as pessoas que conheci, as pessoas com quem tive a oportunidade de estar à conversa, o convívio antes e depois da prova... Teria sido apenas mais uma prova de 10km. Mas não. Foi especial por isso.
    E, claro, que foi especial por te ter conhecido. Também confirmei o que já suspeitava. És uma pessoa adorável e que tem uma família fantástica. Viu-se o ar babado dos teus pais!
    Fizeste uma prova muito boa, Marta! Não te esqueças que desta vez tiveste que subir 2km!!! Por isso o teu record é muito bom!
    Beijinho grande, grande!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi realmente uma prova muito especial. E apesar do que andam a dizer eu pessoalmente gostei muito de "a correr"!!
      Os pais são uma peça essencial na minha vida e faço questão que eles partilhem de todas as minhas alegrias e derrotas, afinal de contas eles são o nosso pilar. Muito lhes devo a eles.
      Ahhh se não fosse aquela subida enorme Anabela!!!! ahah O meu record tinha sido uma loucura... mas mesmo assim com a subida, o piso entre Terreiro do paço - Cais do sodré aguentei-me bem e surpreendi-me :D

      Beijinho grande e uma boa semana

      Eliminar
  5. Muitos parabéns Marta! =)
    Percebe-se pelo relato que adoraste a corrida e que te divertiste e isso é que importa. O tempo não me espanta. Sei que vais continuar a melhorar :)
    Se gostaste desse espírito no final vais adorar a S.Silvestre da Amadora, é espectacular! E a Corrida das Fogueiras em Peniche também.
    Beijinhos e uma boa semana de treinos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada MAdrinha!! :)
      Gostei mesmo... e gostei pelo facto de ter havido mais gente a apoiar, e o pessoal super animado. Adoro ter pessoas a gritar pelos atletas, eu deliro!! ahah Mais de metade da corrida passei a rir com o que ouvia, via e sentia :)

      A corrida das fogueiras não posso perder por nada, aliás já tenho um lugar pré reservado eheh :)
      Eu agora as que possa quero ir!!! :D
      Beijinhos e boa prova de Almeirim!!

      Eliminar
  6. Parabéns pelo novo record pessoal Marta.
    Boa semana e no próximo domingo esse record vai cair novamente. A corrida do Montepio é sempre plana e vai dar para melhorares ainda mais.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada :)
      Ainda por cima vou levar o meu reboque!!! Já estou a imaginar o tempo.... mas não quero pensar muito nisso porque normalmente agoira-se!! ehehhe

      Beijinhos e boa semana

      Eliminar
  7. Parabéns! Reduzires o teu tempo nos 10km uma semana depois do triatlo, estás uma fera!!! :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uiiii preparem-se porque agora é sempre a descer :D ehehhe
      Muito obrigada Rute! :)
      Beijinhos*

      Eliminar
  8. Olá Marta,
    Parabéns, vais ver que tens uma boa margem de progressão, portanto prepara-te para muitas alegrias.

    Manuel Nunes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou prepraradíssima :D
      Obrigado Manuel!!
      Boa semana e bons treinos

      Eliminar
  9. Grande Marta...muitos parabéns, pelo recorde pessoal claro, mas tb pela forma como encaras os "bichos"...sempre com um sorriso...muito bem. Ninguém te para...agora é provas todas as semanas e quase que aposto que vais ter mais uma alegria na próxima semana. Força nisso!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E mais houvesse Carlos!!! :D
      Adoro correr e é assim que me sinto feliz!! :)
      Mesmo que a prova me corra mal, eu irei sempre sorrir..
      Ahh era muito bom uma alegria neste Domingo vamos lá ver :D

      Beijinhos e bons treinos

      Eliminar
  10. Marta, estás em grande!!!
    Agora é sempre a bombar, sempre a baixar o tempo.
    Força.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eheh Quero ver se brevemente baixo da 1h10!!! :D Vamos lá ver :D

      Beijinhos e bons treinos!

      Eliminar