quarta-feira, 18 de setembro de 2013

# A aventura vai começar.... #



Depois daquela que foi a minha primeira corrida super especial, está na altura de traçar novas metas e novos objectivos.

Ainda nas corridas, o objectivo agora é tentar ganhar mais resistência e com isso ir reduzindo com calma o meu tempo. 
Quero também aumentar os quilómetros nas pernas, até hoje o máximo são 10Km, mas quero mudar isso em breve.
 
O objectivo da primeira prova de 15Km será na Corrida das Lezírias em 2014 onde jogarei em casa e em família (faço questão de ser acompanhada pelo irmão e o pai :) e respectivos amigos blogueiros), mas quero começar já a trabalhar com calma nesse objectivo pois em conversa com o meu irmão ele traçou-me um objectivo:
                             
                                     Terminar a Corrida das Lezírias abaixo de 1h40.
 
Desafio lançado e aceite e por isso agora é trabalhar nele.

Ando a pesquisar sobre o facto de poder incluir treinos de séries aos meus treinos, pois julgo que isso me ajudará em muito a evoluir, mas gostava que se alguém soubesse mais um pouco sobre isso me desse umas luzinhas. :)

Agora vamos lá falar de algo mais recente e na qual vou participar e será muito especial, já passo a explicar porquê.
 
Eu e o meu irmão até á uns meros 7 anos atrás não eramos muito “chegados”, entenda-se com isto que não eramos de todo o tipo clã de irmãos unha e carne super amigos e bla bla. Nunca fomos assim e talvez muito derivado á diferença de idades um pouco grande.
Nada de interpretar que eu ou ele não nos amássemos, nada disso, apenas quando ele era adolescente eu era uma criança e entende-se já tudo.
Sempre tive a “necessidade” de um dia querer vir a ter uma relação de unha e carne com o meu irmão, afinal de contas é isso que acontece nos irmãos. E foi o que aconteceu. Nós crescemos e as parvoíces ficaram lá atrás, e com o crescimento começou a nascer uma amizade e um companheirismo muito forte entre nós. Ahhhhh Finalmente uma relação digna de dois irmãos. :D
Quando ele começou nesta aventura do triatlo como irmã apoiei-o a 100% e sempre que posso vou às provas dele dar-lhe força quando elas parecem faltar. 
Quando lhe comuniquei que andava  a tentar correr ele ficou histérico da vida e começou a dar montes de conselhos e a dizer o que devia ou não fazer, que roupa devia usar, que ténis devia comprar, etc. Ainda mais entusiasmada fiquei. 
Um dia disse-me que mais cedo ou mais tarde eu iria fazer uma prova de triatlo nem que fosse para experimentar, na altura disse que ele era louco, mas na verdade sempre fiquei com aquela frase na cabeça.
Quando entrei de férias da faculdade neste verão, o tempo era muito e então pus me a pesquisar sobre vestuários de triatlo, fatos isotérmicos, bicicletas, e para quem não tem muita noção é tudo um pouco dispendioso.

Fica aqui um site em que tem umas promoções óptimas:
http://www.wiggle.pt/

 Não é apenas um desporto são três juntos e a indumentária é alguma. Comecei a ver os euros a somar ahaha é mesmo assim… Bicicleta de 800 para cima, fato de 150 para cima, fato para correr mais uns 40 e tal…. Bom isto tudo somado dá uma conta maior que as minhas poupanças num ano ou dois.
É realmente um desporto que não é para todas as carteiras, é preciso investir um bocadinho e não é toda a gente que consegue.
 
Num belo domingo soalheiro, esticados ao sol ele puxa a conversa de como andavam as minhas corridas, e eu digo que me inscrevi na Corrida do Tejo, ao que ele me diz boa mana é isso mesmo. E disse-me também o seguinte “Vai para a natação, inscreve-te na piscina do estádio universitário é tudo malta porreira, e a natação vai te ajudar imenso a evoluíres na corrida. E até depois fazes um triatlo comigo o que dizes?”, Ok aquilo soou-me mesmo a coisa séria, porque olhei para ele e percebi que tava a falar a sério. Fui no caminho para casa no carro a pensar naquilo. Meti-me no computador, pesquisei os preços da natação, os horários para conciliar com a faculdade, e depois dei por mim a pesquisar provas abertas de triatlo na página da federação.  

Ohhh diabo que eu tou maluca!!! Ahahahaah
 
Tava mesmo, mas no dia seguinte apanhei o irmão online e informei-o de que ia haver uma prova em Outubro mesmo ideal para experimentar. Ele adorou a ideia e disse logo “Vamos a essa!” Parei! E reli! E reli! E reli! E gritei de alegria :D
Respondi “VAMOS! Só tens que me arranjar um fato porque é caro e eu não tenho!” ao que ele diz “Não te preocupes com nada! Vamos fazer essa prova!”
É escusado dizer o quanto fiquei FELIZ por finalmente irmos fazer algo juntos. Vamos fazer um “mini” triatlo juntos, será o meu primeiro triatlo e vou fazê-lo com o meu mais que tudo ao lado.
Estou FELIZ!

A prova consistirá em:
Natação –
300m
Bicicleta – 8000m
Corrida – 2000m


É uma prova muito pequena, mas vai servir para experimentar e também ver as transições. Sim porque passar de natação para bicicleta e depois para corrida pode parecer fácil mas no fundo não é.
É preciso preparação e eu quero-me preparar para isso.
Acredito que isso me irá dar outra experiência na corrida e quem sabe ganhar alguma “estaleca”.

Com isto, os treinos para esta aventura tinham de começar.

Tenho um horário um pouco atribulado, é o último ano de faculdade e não será fácil conciliar isto, mas os desafios são para serem encarados com garra e portanto será assim:
- Troquei o autocarro de casa para a estação e vice-versa pela bicicleta, ou seja faço o meu treino de bicicleta e ainda poupo quase 30 euros em passe;
- Em princípio (e este em principio é porque só começo em Outubro) terei natação ás terças e quintas;
- A corrida vou encaixando durante a semana e farei aos Sábados e aos Domingos.

No que toca ao primeiro ponto, trocar o autocarro pela bicicleta foi a melhor decisão que fiz. 
Acho mesmo que, tirando agora os treinos, as pessoas que moram perto das estações e vão de carro, se trocassem o seu meio de transporte por exemplo para a bicicleta iam-se sentir muito mais felizes e bem com o seu corpo. Comecei hoje nesta aventura e só posso dizer isto, Pegar na bicicleta ainda antes das 7 da manhã e ir a sentir a brisa da manhã a passar na cara é a melhor sensação do mundo. Melhor ainda foi ter banido as horríveis esperas pelos autocarros escassos aqui na zona, e hoje até cheguei antes dele :) 
Tem um contra que não gosto muito, mas também não apanho muito, é o trânsito, os condutores ainda não respeitam os ciclistas e isso é uma pena, mas eles que se lembrem que para nós também existe um código da estrada e convém que saibam. Eu como condutora sei e respeito os ciclistas, não custa nada. 
Outro contra são as estradas não estarem preparadas para os ciclistas mas isso é um ponto que não se consegue mudar assim do pé para a mão, mas prometo que quando me formar terei isso em consideração na hora de as fazer ;)

E é isto, troquem a vida confortável e cómoda, pela vida saudável e irão se sentir melhor! :D
Eu sinto, e tu!? :)

E é isto amigos, espero que não tenha sido muito chatinha… foi talvez o meu maior post! Ahahah

Muitos beijinhos e SEJAM FELIZES!

20 comentários:

  1. Nada chata! Eu adoro ler os teus artigos :)

    Apoio a 100% essa tua incursão no triatlo. Também gostava de experimentar um dia, mas será mais tarde.
    Quanto à natação é uma coisa óptima. Quando eu andava no ginásio sempre que conseguia ia à piscina. E agora também vou passar a ir à piscina da EUL para nadar pelo menos 1x/semana. Sabe bem e faz bem :)

    Quanto à Corrida das Lezírias força nisso, tu consegues!

    Beijinhos afilhada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por agora vai-se experimentar, apenas sentir o "sabor" do triatlo... :D
      Quem sabe um dia não fazemos um juntas eheh

      É mesmo muito bom a natação... faz bem a tudo!! Eu adoro!
      Ainda nos encontramos por lá :D

      Beijinhos Madrinha!!
      E boa corrida do Destak

      Eliminar
    2. Ainda vais ser minha madrinha num triatlo =)
      Obrigada e bons treinos!

      Eliminar
    3. aahahah era um maximo!!! :D
      Quem sabe :D

      Beijinhos

      Eliminar
  2. Acho o máximo!!! Esse desafio lançado pelo mano é fantástico e parece-me alcançável. Afinal de contas quem já corre 10km... Agora é trabalhares mais na bicla e na piscina.
    Fantástico!
    Quanto ao treino de séries apenas te dou o seguinte conselho: fala com alguém que te oriente nesse campo. E cuidado! Geralmente é com esse tipo de treino que surgem as lesões. Eu acho que ainda é cedo para começares a teinar séries. Mas isto é uma opinião de quem lê algumas coisitas e ouve outras... Fala com alguém experiente e que te oriente num treino desse género ou simplesmente te diga: "calma, ainda é cedo, precisas de meter mais kms nas pernas"
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo fantástico e dado as distâncias não serem puxadas, julgo mesmo que não será dificil de concretizar! :D
      És capaz de ter razão quanto ás séries. Vou pesquisar mais um pouco... tudo o que menos quero agora é uma lesão!! Livra! :D

      Beijinhos

      Eliminar
  3. Abaixo de 1.40 nas Lezírias? Daqui a 5 meses e meio? Tu consegues! Basta manteres a mesma dedicação e os tempos virão por aí abaixo.

    E dia 13 lá estaremos para o apoio! Força Marta! :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também acho possível... vai dar trabalho, mas acho possível :D Se não der, olha paciência hahaha ao menos tentei :D

      Eu sei que sim :D Meus padrinhos :D

      Beijinhos

      Eliminar
  4. A menina tá empolgada gente, querendo fazer intervalados, diminuir tempo aumentar a km até ai tudo bem ela correu 10km e tá super motivada, mas pera, eu li bem, ela vai fazer um triátlon...uhulllll que doidera.... adorei, bora enfrentar mais um desafio e vence-lo com categoria. Afinal o que é que essa piolha não consegue fazer, to na torcida...
    Beijinhos
    JU

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou mesmo Ju!! E são só boas razões para estar assim!! :D
      ahahah
      Desde que queiramos tudo é possível Ju!!! :D

      Beijinhos

      Eliminar
  5. É assim mesmo...vais conseguir (tanto o triatlo como os sub1,40h) não tenho dúvidas. Com essa atitude. Tb acho que para series ainda é um bocadinho cedo, talvez um Fartlek, uns treininhos mais ritmados, umas subidas acentuadas de vez em quando, fossem melhores...mas quem sou eu. O teu irmão com certeza saberá ajudar-te, ou então terá alguém com experiência que te possa aconselhar devidamente.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vai dar trabalho mas tabém acho possivel!! :D ehehe
      Basta querer... :D
      Sim talvez seja mais sensato começar com um treininho de subidas mais acentuadas ... é mais leve... e não quero ficar lesionada... nada disso.

      Beijinhos

      Eliminar
  6. Boa tarde. O relato da minha estreia numa prova de triatlo, também nessa mesma distância. Desde então tomei-lhe o gosto e nunca mais parei.
    Aqui neste link, o apanhado que fiz na altura sobre o que se poderia ter de gastar. Hoje em dia, creio que o resultado final seria diferente, com uns artigos mais caros (há coisas onde não convém poupar) e outros artigos mais baratos.
    Agora é treinar e enfrentar esse desafio com naturalidade. Ainda melhor quando se tem alguém ao lado que pode ajudar com conselhos e companhia nos treinos. Força!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Boa tarde... Adorei o relato!!! Conforme ia lendo mais vontade tive de o fazer ahaah :D
      Parecia que era eu na prova!
      Sem dúvida que ter um ajudante do meu lado é meio caminho andado, não tenho dúvidas! :D
      Obrigada pela força!
      Beijinhos

      Eliminar
  7. Bem...grande evolução há por aqui :) Muito bem! É mesmo assim, lançarmos os desafios e aceitá-los! Depois é trabalhar para os superar!

    E essa relação com o teu irmão...que bom que estão finalmente próximos um do outro!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se não os aceitarmos não evoluimos nem procuramos evoluir. Vou treinar... se conseguir fico encantada, se não pelo menos sei que tentei e não fiquei "parada" no tempo hahaha :D

      Agora que estamos tão próximos nunca mais nos vamos "separar"! Disso tenho a certeza! :D

      Beijinhos

      Eliminar
  8. Estou contigo, adorei esse objectivo! :)
    Também sempre achei, se calhar erradamente, não sei, que o triatlo não era desporto para todos os bolsos. Mas se se fizer aquisições inteligentes, apenas o gasto inicial é maior.
    Força, tu consegues! Ainda por cima com o teu irmão (também adoro o meu, e ainda não o convenci a vir correr comigo... Um dia vai!) :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ahaha Obrigada Rute!! :D Vamos lá ver no que vai dar :D
      Sim o importante é fazer as melhores escolhas, e procurar obter informações junto de quem saiba mais do assunto! :D
      Quando convenceres o teu irmão vais ver que é uma grande sensação correr junto daqueles que são do nosso sangue :D

      Beijinhos :D

      Eliminar
  9. Parabéns pelos novos objectivos, que de certeza, com essa motivação, irás conseguir atingir.

    Olhando para o teu tempo nos 10 kms, acredito sinceramente que com mais 5 meses e meio de treino irás ficar abaixo da 1h40m.

    A corrida das lezírias é umas das 2 provas que ando já há algum tempo para fazer, juntamente com a corrida das fogueiras (15 kms) em Peniche. Talvez as venha a fazer para o ano.

    Quanto às séries, e avisando desde já que não sou um guru das corridas, apesar de ter vindo a aprender alguma coisa ao longo do tempo, quer lendo, quer falando com amigos mais experientes, queria deixar-te aqui a minha opinião, ainda que devas continuar a perceber mais sobre esta questão e continuar a conhecer o corpo:

    1) Não sei qual é a diferença entre Fartleks e séries, ainda que possa existir, pois tenho ouvido falar das duas como correndo alternadamente, durante um treino, distâncias (a definir) a um ritmo rápido intercaladas com períodos/distâncias a um ritmo mais lento;

    2) As lesões tendem a aparecer nos corredores de curtas distâncias, que correm a um ritmo mais elevado, comparativamente a corredores de fundo, cuja corrida não é tão "explosiva";

    3) Os treinos devem ser variados para que o corpo não se habitue à rotina e estagnando, não evoluindo em termos de velocidade, quebrando ainda a monotonia em treinar;

    4) Uma vez que já treinas desde Maio, penso que podes começar a variar o treino incluindo séries / fartleks, com distâncias reduzidas para os percursos mais rápidos (100-150 mts) e sem aumentar muito o ritmo, intercalados com distâncias maiores para recuperação (600-800 mts); a pouco e pouco, nos treinos seguintes, ir aumentando gradualmente a distância dos percursos rápidos e reduzindo as distâncias dos percursos de recuperação;

    5) podes também intercalar com treinos de rampas (subidas), não devendo fazer os treinos de rampas e de séries consecutivamente, ou seja, deves intercalar com treinos de corrida contínua a um ritmo constante.

    Espero ter ajudado.

    Beijinhos.

    Força e bons treinos.

    Fernando Varela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esas duas provas a das lezírias e das fogueiras são provas das quais já constam do meu calendário para o ano! :D
      Obrigado pelos conselhos, e acho que os vou seguir.... Começar com séries não muito puxadas apenas ver como o corpo reage. Ainda vou dar umas olhadelas nuns artigos e ver...

      Bons treinos
      Beijinhos

      Eliminar