segunda-feira, 2 de setembro de 2013

# A falta de civismo incomoda-me... #

Incomoda-me muito e não é de agora.
Incomoda-me usar os transportes públicos e ser presenteada constantemente com episódios de pouco civismo como por exemplo não facultarem os lugares que lhes são estabelecidos ás grávidas, idosos, e etcc.
Incomoda-me a falta de respeito das pessoas que se atropelam umas ás outras para entrar em primeiro lugar no comboio.
Incomoda-me a falta de respeito das pessoas que se esmagam em dias de greve para apanhar aquele comboio que por sorte apareceu e sujeitam-se, a eles e aos outros, uma viagem de 20min até Lisboa sob um efeito de esmagamento tal de faltar o ar e os pés do chão.
Incomoda-me isto e muito mais.

Mas hoje incomoda-me uma situação em particular que ando já a observar á algum tempo e hoje infelizmente vi aquilo de que tinha medo que acontece-se um dia.

Incomoda-me fazer o meu treino no Passeio Ribeirinho de Alhandra-Vila Franca de Xira, o passeio cheio de gente a caminhar, correr, passear, etc.... e os senhores\senhoras das bicicletas não têm civismo para com as outras e obtêm velocidades um pouco perigosas, bem como "manobras", quando podem colocar a vida dos outros em perigo.
Atenção, não estou a fazer uma critica aos ciclistas, até porque eu também ando de bicicleta, apenas critico a forma perigosa com que agem em certos locais.

E hoje aconteceu.

Aconteceu um menino atropelado por um ciclista sem civismo que circulava naquele passeio cheio de gente como se tivesse ele numa prova de ciclismo ou wathever!

Incomodou-me!!

E muito!!

Um menino, inocente, que apenas brincava/passeava com o pai, alegre e contente daquele momentinho, e bastou um incompetente (sim! Não tem outro nome!!) para lhe tirar a alegria por segundos.
Felizmente que o menino ficou bem, mas e se não ficasse?!
Ok, podemos dizer que os acidentes acontecem.
Mas não.
Recuso-me a ir por esse caminho. Recuso-me perante 4 meses de treinos naquele passeio sempre a ver o mesmo episódio, e sempre com o coração nas mãos á espera de qual seria o dia em que acontecesse ali algo de grave.

Aconteceu!

Não estou contra a prática de exercicio seja de que tipo for naquele sitio, pelo amor de deus, apenas sou COMPLETAMENTE contra a falta de civismo das pessoas que a usam que colocam a vida de outros em risco!
Todos podemos usufruir do que aquele passeio tem de melhor, porque não o fazem!?
Porque é que se tem de pedalar ali como se o mundo fosse acabar no minuto seguinte!?
Quando o passeio está vazio é uma coisa, agora nas horas de mais movimento é mesmo falta de tudo!!!!

Estou chateada.
Fico chateada e triste por ver este tipo de situações que podem muito bem ser evitados.

Todos somos livres e devemos fazer o nosso treino, mas não temos de colocar os outros em risco.

Façam exercício.... muito exercício!!! Mas por favor sejam prudentes!!!!

E já agora, SEJAM FELIZES!!! :D

AH  e mais uma coisinha .....

SORRIEM ENQUANTO ESTÃO A CORRER, PEDALAR, NADAR(ok esta seria dificil, mas não custa tentar ahahaha)..... FICAM MAIS BONITOS! :)

Beijinhos

12 comentários:

  1. Infelizmente a falta de Civismo está a aumentar a olhos vistos. O que relatas aqui acontece numa zona onde eu adoro correr (Espinho à Afurada) - 19km de passadiço de madeira junta ao Atlântico...mas não vou no verão pq é muita gente, muitos a caminhar, crinaças, cães, triciclos e bicicletas....e respeito uns pelos outros não existe...nem sei como não acontecem mais acidentes. Mas pronto....nas alturas de Verão, aqui o Carlitos raramente corre por ali e é pena, pq valeria a pena.
    Beijinhos e boa sorte para domingo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exactamente, é mesmo pena, porque se todos se respeitassem o passadiço era aproveitado da melhor maneira possivel. Mas infelizmente é assim. Eu também adoro ali correr mas estou a ponderar muito sériamente mudar de "poiso" pelo menos agora no verão, porque depois acalma ...
      Beijinhos e bons treinos
      Obrigada.. já falta pouquinho :)

      Eliminar
  2. Já fiz alguns treinos nesse local e o que tu descreves é uma constante.
    Vi uma situação identica no Parque das Nações, num dos passadiços de madeira que é destinado unicamente a peões, um "ciclista" quase atropelou uma adolescente e outro que por pouco não caiu em cima de um menino.
    Antes desta ocorrencia, alertei o grupo de " ciclistas " que o local era só para peões o que me responderam que havia espaço para todos.
    Acredito que este tipo de comportamento seja de uma minoria!
    Continuação de bons treinos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida, não vamos generalizar, até porque conheço vários ciclistas que têm respeito pelos outros e não os vejo a fazer estas "figuras". Mas infelizmente, e em como tudo na vida, existem sempre os "ovelhas negras" dos grupos. É uma situação que irá sempre existir. Cada vez mais só olhamos para nós próprios e menos para os outros. :\
      Beijinhos e bons treinos

      Eliminar
  3. Há pessoas que até para andarem a pé deviam ter licença! Costumo dizer que gostava de ver esses estúpidos a fazer o mesmo mas a correr a ver quanto tempo aguentavam. Existe cada vez mais um desrespeito pelo espaço público. Tomamos o público como nosso e assumimos que podemos fazer o que nos dá na "veneta", e, ainda assumimos que "quem está mal que se mude"!!! Enfim...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente é a mentalidade que o povo tem...
      Choca-me quando vejo que a maioria das pessoas não olha para a pessoa do lado. Choca muito!

      Eliminar
  4. Uma pena ter que presenciar episódios assim, também ficaria incomodada, espero que não se repitam, uma pena as pessoas manterem essa postura por que estão mais seguras em suas bicicletas.
    Bons Km´s
    Ju

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É muito triste mesmo, resta ficarmos com a esperança de que um dia as mentalidades mudem.
      Bons treinos

      Eliminar
  5. Infelizmente de vez em quando também vejo episódios do género. Uma pessoa quando sai à rua tem de andar sempre com os olhos bem abertos. É os carros, é as bicicletas, é tudo. Há muita gente imprudente e que só pensam neles. Seriamos todos mais felizes se as pessoas não andassem sempre numa correria constante e tivessem mais atenção e respeito pelos outros.

    Sempre que consigo sorrio enquanto corro =)

    Beijinhos

    p.s. já faltam menos de 2 semanas! =)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como se costuma dizer temos de ter mil olhos!!
      ahahaha és cá das minhas assim mesmo :D

      Já está quase quasse... como o tempo voa :D

      Já começo a sentir um nervososinho miudinho ahaha :D
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Infelizmente, também assisto a muitos desses episódios no Passeio Marítimo de Oeiras, mesmo naquelas horas onde é proibido andar ali de bicicleta, proibição constantemente ignorada.

    Força Marta para o resto da preparação :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O fruto proibido é sempre o mais apetecido. E a veia portuguesa gosta muito de infringir as regras. Se diz proibido é quando as pessoas fazem mesmo. Não há nada a fazer :\

      Obrigada João, já falta pouquinhooo :D
      Beijinhos

      Eliminar