sexta-feira, 23 de agosto de 2013

# Eu e a asma.... #


Já aqui disse várias vezes que sou uma cachopa asmática, mas nunca tinha aqui falado muito aprofundadamente sobre o assunto.

Podia começar a dizer  que a asma é “uma doença do foro respiratório. Consiste numa inflamação crónica a nível dos brônquios, geralmente associada a uma obstrução generalizada das vias aéreas, que em indivíduos mais susceptíveis pode provocar episódios de dispneia (falta de ar), pieira (ruído tipo assobio; “gatinhos”), sensação de aperto torácico e tosse com maior incidência no período nocturno e início da manhã.”, eu podia, mas não seria a mesma coisa, pois qualquer pessoa pesquisa na internet e vê isto que eu escrevi.

Bom, eu sou asmática desde que me conheço, aliás o meu irmão partilha do mesmo problema que eu. Ambos teremos que viver com ela até morrer (parece macabro mas é a mais pura realidade).

E agora perguntam vocês “possa que chato não?”

E a cachopa responde “Epah já foi mais, hoje em dia raramente dou por ela, uma pessoa habitua-se”.

Verdade!! Uma pessoa aprende a viver com aquilo que tem. 

A parte mais chata desta situação é ter que ser sempre acompanhada pelo meu querido médico que cada vez que lá vou é uma nota preta, ohhhh sim, e apenas para ele me dizer olá eu sopro lá para uma máquina ele diz “tás fina” e eu levanto o rabinho e vou-me embora! Olhem que isto hein!

Como é que funciona isto da asma?

Ora temos uma bombinha (agora são todas XPTO nada daquelas enormes que se viam antigamente) eu por exemplo tenho que “aspirar” todos dias uma vez de manhã outra á noite, lá está uma pessoa habitua-se!
Caso falte algum dia, sim começo logo a sentir não um ataque de falta de ar mas uma ligeira impressão como se tivéssemos sempre cansados e tivéssemos que inspirar profundamente. Existem alguns factores que podem desencadear a falta de ar mesmo aspirando a bomba direitinho como por exemplo as mudanças repentinas de temperatura, (muito frequente ultimamente), o fumo do tabaco do vizinho do lado, alguns produtos químicos, pêlos de gatinhos e cães, etc. 


As alergias também são tramadas, e quando elas aparecem lá vem o SOS que são 5 dias seguidos de aerius.
É chato mas podia ser pior.

E na corrida?! Como me dou a correr tendo asma?! É essa a grande questão não é?!

Também era a minha.
Bom, não era tanto porque eu sabia que se o meu irmão sofria do mesmo problema que eu e fazia não uma modalidade mas 3, então eu podia muito bem correr. Mesmo assim fui lá deixar uma nota preta no senhor doutor e fui perguntar tudo.
Então a sentença era começar devagar claro está para o meu sistema respiratório se aperceber da situação e nunca mas mesmo nunca ir correr sem ter aspirado a bomba. (Falando assim parece que tenho algum aspirador, oh meu deus :)

Adiante.

E fiquei a saber de uma coisa incrível! Não tinha motivos alguns para ter medo de começar a correr, pois a corrida ou qualquer outro desporto estimula o sistema respiratório e desobstrui os caminhos. (Peço desculpa mas não sou nenhuma técnica no assunto)
Ou seja, desde que comecei a correr a minha respiração tem melhorado significativamente!!


Resumindo: Já começaste foi tarde oh Marta!!! :D
Aquela ideia retrograda de que os asmáticos não podem isto nem aquilo é errada, e ainda bem porque sou muito feliz a correr :)


Beijinhos grandes e boas corridas


P.s – E não se esqueçam de rir, porque rir faz bem, ficam mais bonitos :)

16 comentários:

  1. A Rosa Mota era (é julgo eu) asmática!...
    Boas corridas
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E no entanto não foi impedimento para ser quem é :)
      Beijinhos Jorge

      Eliminar
  2. Conheço dois exemplos de pessoas asmáticas a quem a corrida só trouxe benefícios!
    Por isso... Corre, Piolha, corre! :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exactamente, a corrida é um benefício e todos os sentidos!!
      Toca a correr :D
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Eu é mais alergias ao Pó e ao Pólen, e fico bem aflito quando sou "apanhado". Mas, agora que falas nisso, desde que comecei a correr que não tenho tido aquelas crises mais agudas - deve estar relacionado.
    Quando era mais miúdo ainda tentei usar este "problema" das alergias em meu favor...quando era para ajudar a limpar a casa, na altura de tirar as batatas, etc, lá tentava eu convencer a minha mãe que não devia, pois era muito pó.....ela só dizia - "ai é? Então desistes já do futebol, pq a poeirada que anda no ar quando vocês jogam deve deixar-te bem aflito!".....escusado é dizer que limpava a casa e tirava as batatas todas :)
    Beijinhos e boas corridas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim os pós que andam no ar principalmente na primavera dão cabo de uma pessoa, muito mais quando somos mais susceptíveis a eles.
      hahaah tem piada que eu fazia o mesmo, apesar de nunca ter dado resultado. Mas eu limpo a casa só que é o pano do pó numa mão e o lenço na outra ahahahaha é o drama. Eu passo a vida a dizer a minha mãe "Quando tiver a minha casa vou ter uma senhora que me faça isto!" hahahahaha

      O que um rapaz não faz pelo futebol ahahah :D

      Beijinhos e boas corridas Carlos

      Eliminar
  4. Oi Marta, que legal esse post, super informativo, não tenho asma mas tenho casos na família e fico preocupada com a minha filha achei ótimo asber que se acostuma com ela e que é possível correr com a danada.
    Te desejo ótimos km´s e ainda muitas corridas.
    E quem sabe um médico bom e barato ;D por que sonhar é preciso.
    Beijos
    Ju

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ju!!
      Obrigada. Desde que se seja devidamente acompanhada e tendo a medicação correcta fica tudo bem. E a corrida ou o desporto só faz bem á asma!! Falo por experiência própria!!
      ahahah um bom médico e barato era fantástico, quem sabe um dia não encontre ehehe :)
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Estava a ler o artigo e pensei de imediato dar-te o melhor exemplo possível, a Rosa Mota ser asmática, mas o Jorge Branco ganhou-me ao sprint :)

    De resto, está tudo bem? Já estás recuperada daquele problema?

    Força e bons treinos :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida alguma que a Rosa Mota é um grande exemplo de uma atleta com asma, mas certamente haverá mais, irei pesquisar :)
      Está tudo bem :) Já estou fina das dores, foi só uma dor muscular que quis dar o ar de sua graça! :)

      Beijinhos e força para os treinos que ao que sei amanhã serão 30Km :D Muita força

      Eliminar
  6. E com um exemplo como o da Rosa Mota apenas se pode dizer... Corre, piolha, corre! :) Espero que essas dores musculares já tenham desaparecido. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Corro pois :)
      Sim as "maganas" já foram para outra "freguesia" :D
      Beijinhos

      Eliminar
  7. Olha Marta achei muito interessante este teu artigo. Não sabia muito sobre a asma e fiquei a perceber melhor.
    E tu és a prova de que se pode correr sendo asmática :) Tens evoluído e vais continuar a evoluir e não há nada nem ninguém que te vá parar!
    Força Marta!
    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podia ter descarregado para aqui algo mais técnico, mas achei que nada melhor do que explicar na primeira pessoa aquilo que é a asma e como lido com ela nas corridas. Julgo que consegui :)
      Sem dúvida que vou continuar, nunca mais irei parar e felizmente a asma não em impede, o que era um dos meus medos :)
      Beijinhos e bons treinos

      Eliminar
  8. Porque raio não encontrei este post quando pesquisava sobre asmáticos e a corrida?! Podia ter sido um incentivo maior, mas como diz o ditado "mais vale tarde do que nunca".
    Sinceramente... Só sabe o que é asma quem a tem.
    Posso também confirmar que desde que comecei a correr que me sinto muito melhor, ainda que a bombinha continue a ser a minha melhor amiga.
    Já tinha um post preparado para amanhã para falar sobre isso, visto que é a minha maior frustração...
    Mas pronto, cá estamos duas provas vivas em que é possível correr com asma, é difícil, custa, mas ainda assim é possível.

    Boas corridas e boa luta contra a asma :p


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente devia ter aparecido este texto quando andaste a procura... grande falha...
      Eu sei bem o significado e o peso que tem nós lermos um testemunho de alguém que passa pelo que nós passamos...
      Mas pronto aqui está ele e mais vale tarde que nunca realmente :)

      Beijinhos

      Eliminar