segunda-feira, 18 de maio de 2015

# Uma valente lição de sobrevivência #

Quantas e quantas vezes damos o certo por garantido?! Quantas e quantas vezes saímos para treinar sem telemóvel e sem o mínimo de auto-suficiência!? Quantas e quantas vezes participamos em trail's ou provas de estrada e vamos com os abastecimentos por garantidos?!
Quantas e quantas vezes dizemos "não vale a pena levar mel, ou nozes, ou uma barra, vou só ali dar uma voltinha e já volto?"....
Pois é, mas sempre que isto acontece nunca sabemos a forma como iremos terminar o treino.
Nunca podemos prever aquilo que poderá acontecer.
Nunca devemos achar que vamos só ali dar uma voltinha pois essa voltinha pode não ter um desfecho agradável.

Foi o caso da Susan O'Brien de 29 que foi participar numa prova de Trail, XTERRA Wellington Trail Running Series, prova esta na Nova Zelândia.
Ela partiu por volta das 9h locais e o normal seria ter chegado por volta das 11:30h, o que não se verificou.
A Susan seguiu por um caminho errado, e ao se aperceber desse facto tentou imediatamente fazer o caminho de volta o que fez com que se perde-se ainda mais.
Ao se aperceber que não iria conseguir dar com o caminho correcto, começou desde logo a tratar da sua sobrevivência pois a noite estava próxima.
Susan escavou um buraco no chão, enfiou-se dentro do mesmo e tapou-se com vegetação.
Para ultrapassar a falta de energia, Susan como ainda estava a amamentar a sua filha de 8 meses decidiu beber o seu próprio leite. Foi a decisão mais correcta, pois o leite materno é uma óptima fonte de energia e proteína.

Quanto à organização assim que todos os atletas haviam chegado à excepção de Susan, começou logo os trabalho de busca, quer por parte de equipas especializadas, quer por parte de outros atletas que conheciam a área.


Passada a noite, Susan começou de novo a caminhar e felizmente foi encontrada pelas equipas de busca :)


Ao chegar junto da sua pequenina pérola o seu primeiro instinto de mãe foi amamentar a sua pequenina que estava cheia de fome :)


Foi uma história que felizmente acabou em bem :)





Aqui está relatada a importância de andarmos sempre prevenidos, por mais curto que seja o Trail ou treino é sempre importante termos auto-suficiência para pelo menos podermos pedir socorro.

5 comentários:

  1. Nada na vida, por mais fácil que seja, está garantido (ainda noutro dia falei nisso mas até a tartaruga pode derrotar a lebre se a lebre der a vitória por garantida).
    E como dizes e bem, nunca devemos facilitar.
    É bom saber destes casos para o pessoal andar sempre alerta.

    Beijinhos

    ps - Percebi essa do mel e nozes :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida... nunca sabemos o segundo a seguir... e convém estarmos sempre preparados e não facilitar. :)
      Pode-nos custar a vida em alguns casos :)

      Percebeste certo!? ehehehehehehehehhe Mel e nozes agora não me largam :)

      Beijinhos

      Eliminar
  2. Este fim de semana vou ter o meu 2º Trail, este ainda curtinho e era para levar um gel e uma barra mas agora vou levar farnel!! :D ehehehehe

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. hahhhahah Alcides leva muita água, estará calor e é importante. Uma barra e um gel não fazem mal nenhum também levar... mais vale levar do que não levar nada!!
      Eu vou sempre prevenida... normalmente volto com quase tudo, mas mais vale andar com tudo do que depois faltar tudo :)))

      Bom trail!!!

      Beijinhos

      Eliminar
  3. Eu estou farto de dizer, não descurem na segurança, é o mais importante de tudo!

    Beijinhos

    ResponderEliminar