segunda-feira, 10 de novembro de 2014

# Existirá limite? #

Alguns dizem que não deves morrer sem fazer uma Maratona.
Outros dizem que a Maratona não é o limite e para viveres uma aventura a sério tens de ir mais além dos 42,195 Km.
Outros são felizes pelos 21Km e nunca passam deles.

Existirá um limite?!
Existirá alguma aventura que tens mesmo que fazer nesta vida?

Pode existir, e eu acho que existe uma aventura para cada pessoa. Cada pessoa tem AQUELA aventura pela qual sonha, pela qual ambiciona lá chegar, pela qual quer lutar com unhas e dentes para a enfrentar.

Mas será essa aventura o limite? Haverá lugar nesta vida para existirem limites?

Ou quanto mais alcanças mais queres alcançar?!

Haverá uma linha pela qual o ser humano não deva passar?

Todos nós temos aquela prova de sonho.

Será que temos mesmo? E será que temos apenas uma? É possível ter mais que uma certo?
Cada prova é diferente e a cada prova uma experiência nova irá ser vivida. Não existem duas provas iguais.

O meu limite.... penso muito nisso mas nunca chego verdadeiramente a uma conclusão.
Tenho muitas na minha wishlist. Muitas delas irão ter que esperar vários anos mas também tenho a vida toda pela frente. Sem pressas.

Primeiro sonha-se com uma Maratona, mas depois pensa-se: Correr 42Km sempre ali em estrada, pelo meio de casas... haverá alturas em que irás sozinha... haverá alturas em que serás só tu e a Maratona. Nessas alturas poderá passar muita coisa pela cabeça, o desistir poderá ser uma delas. É possível. Mas será essa  uma das provas que consta na Wishlist? Bom, há algo nela que me puxa... mas não totalmente.

Depois sonha-se mais alto.
Sonha-se com trilhos e enormes distâncias em plena serra.
Aí já não existe a monotonia da estrada, mas serei eu e a natureza. Mais dureza e dificuldade é certo, e se a estrada me preocupa sem todos aqueles obstáculos encontrados em trilhos, então imagino como será em trilhos. Haverá alturas em que irás estar tão cansada que te irá apetecer sentar num canto e ali amuar. Será que sim?!

A seguir, pensa-se em mais.
Pensa-se que haverá sim um limite e esse provavelmente será um IRONMAN.
Será este o limite de um ser humano?

Será o limite completar 3,8Km a nadar, mais 180Km de bicicleta e no fim uma Maratona?

Será possível, por mais treinos que faças e por mais preparação tenhas, o corpo de um ser humano ser capaz de estar preparado para tal?

É possível. Eu sei que sim. Mas será possível a qualquer ser humano?! Estará nas capacidades de qualquer um ?

Isso não sei.
Sei que é possível, e tão possível que já vi uma pessoa que era super sedentária a tornar-se um Ironman por duas vezes em dois anos seguidos. E sei, que não serão os seus últimos.. haverão mais.
O meu irmão.
Uma pessoa que era sedentária, vivia o dia sentado numa secretária a olhar para um computador e chegou a um peso de 90 e tal kg.
Um dia decidiu fazer triatlo, e disse que iria fazer um Ironman.
Vivi tudo, e assisti a toda a preparação.


Alguém que coloca em mente um objectivo destes, deixa de ter vida social. Isso é certo. As horas de treino dedicadas ao objectivo são enormes e desgastantes.
É preciso sair de casa de noite e chegar de noite.
É preciso também ter um apoio enorme, pois não é fácil.

Mas o chegar á meta depois de tanta luta deve ser algo que nos ultrapassa.

Não é um desporto fácil. Não é um desporto em que vamos sempre a andar e a correr. É algo em que as transições são surreais.
O passar de nadar para cima de uma bicicleta e depois da bicicleta para corrida.... com estas distâncias, é uma loucura. Eu própria o ano passado (não não fiz um IronMan eheh) mas experimentei um mini triatlo, uma coisa pequena. Muito influênciada pelo mano, que na altura ficou louco com a decisão :) E posso garantir que mesmo em pequenas distâncias as transições são duras. Podem ler tudo aqui , mas uma coisa vos garanto, não é fácil :)
E por ser uma loucura e um desgaste enorme, o chegar ao fim deve dar uma alegria que não se explica....

Vê-se e sente-se...

Uns gritam
Outros dançam
Uns apenas cortam a meta sem expressão
Outros caiem
Uns choram
Outros fazem a festa

Mas todos por dentro são grandes.
E todos do primeiro ao último são recebidos em ambiente de festa.
Todos sem excessão são aplaudidos e festejados. O último então acho que é recebido com a maior festa de todos os tempos. Aqui, não existe um único vencedor, são todos aqueles que atravessam a meta.

Realmente acho que todos, um dia iriam gostar de ouvir "YOU ARE AN IRONMAN!"

Não?! :)

E o teu limite? Sonhas com aquela que será a tua prova limite?!

8 comentários:

  1. A minha prova limite já a fiz por 3 vezes e tenho, para já, mais 3 agendadas :)

    Deixa-me só corrigir uma coisa. Pode-se gostar ou não gostar, sentir o apelo ou não o sentir, mas garanto-te que numa Maratona de estrada nunca há monotonia, cada quilómetro é um quilómetro diferente de todos os outros, com sensações únicas e uma história muito própria!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredito que sim.... Só o saberei quando experimentar eheh ☺ beijinhos

      Eliminar
  2. Primeiro que tudo há que sentir o apelo e decidir o que fazer, do que se gosta.

    Uns porque sempre fizeram desporto, outros porque tiveram uma vida sedentária, outros porque sempre fizeram desporto até a vida se intrometer ( ou a deixaram intrometer...), todos, de uma maneira ou outra se identificam contigo, com o teu irmão, com o João, com...tantos que por cá andam, os atletas de pelotão, que engrossam as provas, os que ganham sempre que estão na partida, que ganham cada vez que chegam ao fim, mais uma meta conquistada.

    Limites...que palavra...

    Comecei no atletismo aos 12 anos, antes era um miudo muito activo, mas nada de "desporto", fosse futebol, ou outro qualquer regulamentado, mas quis o "destino" que após o arrastar de uma doença e com a abertura da secção de atletismo lá na terrinha e com algum peso a mais lá me tornasse atleta federado.

    Nessa altura o limite eram os 200m, 400m uauau!!! só de pensar em correr 1000m dáva-me um enfado...a sério!

    Apenas quando deixei de ser atleta federado é que comecei a "correr", 5km, 10km mas a verdade é que nunca senti necessidade de aumentar a quilometragem, são distâncias que permitem uma certa velocidade dentro das corridas de (meio) fundo.

    Agora, mais velho, com rugas e com "menos" velocidade é que me virei para distâncias maiores (ok, não sou ultra e falhei a ida à maratona), menos velocidade e mais peso...é ou não um contrasenso? Talvez, esta história toda para ilustrar que os nossos limites são impostos por nós, ou porque não queremos ver para além de determinadas coisas (aos 16 anos nunca senti necessidade de correr 10 km e nunca estive em melhor forma na minha vida) ou por acharmos que não conseguimos correr determinada distância.

    Quanto ao Ironman, muito respeito (adoro correr e ciclismo mas nem um duatlo me excita...)mas...então e Badwater, MDS, La Ruta de Los Conquistadores, ou ...ou seja...colocar um limite e definir esta ou aquela prova como a mais dura é estarmos, mais uma vez, a limitar os nossos desejos, o nosso futuro.

    O limite somos nós e com o que sonhamos numa determinada altura que nos impomos e felizmente temos por aqui (sim, mesmo aqui ;)) tantos exemplos de superação.

    Um limite existe para ser ultrapassado e para colocarmos novo limite e assim sucessivamente.

    Por isso...não te limites, diverte-te.

    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim não a limites.... Ou cada qual sabe o seu eheh :) beijinhos

      Eliminar
  3. Excelente! O Ironman está definitivamente na minha wishlist, assim que deixe de ter preguiça para andar de bicicleta! eheh O teu irmão é o maior, e tu também! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim o ironman acho mesmo que é uma prova que todos devíamos experimentar uma vez na vida. Secalhar sou influenciada, mas quero um dia cortar aquela meta. Mas como para isso é preciso uma margem monetária valente... A coisa vai ter que esperar uns anitos.. :)
      O meu irmão é mesmo o maior... Tens toda a razão... Já eu nem tanto eheh :)

      Eliminar
  4. Prova-limite? Não existe tal coisa :)
    Penso que temos sempre que sonhar mais alto. Se existisse uma prova limite então quando a conseguíssemos completar, que seria de nós? Baixávamos os braços e dizíamos que não havia mais nada a alcançar? Não me parece. Há sempre algo mais.
    Acredito é que pode haver uma prova de sonho, mas também acredito que depois de realizado esse sonho, outros sonhos irão surgir.
    Por isso, nunca deixes de sonhar e lutar para alcançares esses mesmos sonhos!

    Gostava apenas de dizer que um dia quando fizeres uma maratona, nem vais acreditar na emoção que estarás a sentir.
    É algo mágico e que é preciso viver para se perceber o que os outros malucos dizem ;)
    Um dia também tu vais sentir isso!

    Beijinhos e nunca deixes de sonhar!

    ResponderEliminar