sábado, 9 de agosto de 2014

# A regressar - Estamos sempre a aprender #

É mais que sabido que ando a regressar á corrida depois de uma lesão, a chamada Fasceite Plantar.
Foi praticamente um mês de paragem e agora tudo se torna mais dificil. A forma vai-se rápidamente, e embora se diga que os músculos não esquecem, voltar ao ponto em que estávamos é dificil. Mas atenção, não é impossível, longe disso. Com calma tudo se consegue e mais cedo ou mais tarde estarei de volta ao que era ou melhor ainda :) (assim espero)

Os treinos não têm passado dos 5\6 Km, quilómetros esses que custam bastante a fazer.
Se dantes dizia que adorava correr, neste momento (e não serei hipócrita, vou ser muito sincera) não gosto de correr. Não que a paixão pela corrida tenha se ido embora, mas hoje em dia correr é uma canseira e um fardo. Mato-me para chegar aos 5Km's e fico derreada. Mas como sou teimosa isto vai melhorar que eu sei e portanto os dias de sofrimento estão prestes a ter os dias contados :)

Hoje venho aqui partilhar uma coisa que aconteceu comigo ontem (Sexta-Feira) e que pode muito bem servir de lição não só para mim mas como para todos vocês.
Saí para correr como tanto é habitual, o objectivo delineado eram os 5Km e nada menos que isso.
Estava calor, eram umas 18.30h quando chego ao Passeio ribeirinho de Alhandra pronta para iniciar o treino. Implementei um ritmo forte, o que foi um erro admito, e lá vou eu. Não havia vento, o tempo estava bastante húmido e quente. Como não levei garrafa de água pois o passeio tem dois pontos de água e para 5Km's seriam suficientes, o objectivo era ir a correr até Vila Franca onde se encontrava um chafariz e aí parava para beber um pouco e refrescar o corpo.

1º Erro - Nunca saí de casa sem a minha garrafa de água nas mãos por mais curto que fosse o treino, ontem armei-me em chica esperta e resolvi não levar. Eu que necessito sempre de refrescar a cara ao longo da corrida.


Até ao chafariz são aproximadamente 3Km's, onde fiz a paragem para o refresco.
E bem estava a precisar. O tempo estava demoníaco e percebi logo o porquê de haver tão pouca gente a treinar ali áquela hora.
A água como está ali á esturra do sol o dia todo encontrava-se quente por isso não refrescou muito mas sempre ajudou.
Um pouco mais fresca lá sigo eu rumo aos 5Km's.

Senti por volta dos 4Km's uma ligeira quebra, associei ao calor mas não liguei já que estava tão perto dos 5Km's agora não ia parar.
Basicamente arrastei-me até ao fim.

2º Erro - Se te sentes já sem forças e cansada, mais vale parares nem que sejam uns segundos para te recompores!!! Ouve o teu corpo!!!


5Km's finalmente!!!
Terminei com a sensação que naquele dia não conseguia nem correr mais um milimetro.
Objectivo concluído, e fiz uma coisa que nunca faço. Sentei-me logo no banco!! O que me deu?!!? Eu nunca faço isso e sei perfeitamente que faz mal parar repentinamente. Ohhhhh mas eu precisava de assentar o rabo.

3º Erro - Por mais que o corpo te implore por um banco, anda uns metros, nada de paragens repentinas.

Mas tu sabias Marta Feio!!! Sabias bem que isso não se faz.

Mas fiz, e o que aconteceu a seguir não foi nada agradável.
Com o meu historial de fácil desmaio, não será dificil adivinhar o que aconteceu. Bom, não cheguei a cair para o lado, e julgo que muito por causa da minha força em resistir quando estou sozinha e sem apoio.
Começei a sentir-me sem forças e com a visão turva, sinal que estava a segundos de "dormir" ali por uns momentos.
De imediato levantei-me pois não passava por ali ninguém e a minha preocupação é que se me acontecer algo ao menos que me vejam.
Começo a andar muito direita e sempre em frente, muito devagar. A coisa está dificil, mas não páro. Passo por duas senhoras em que olham e dizem "A menina está bem? Está branca que nem cal. Precisa de ajuda?", pois que a minha personagem devia parecer saída de um filme de fantasmas ou algo do género.
Perguntei se por acaso elas não tinham um pacote de açucar, ao que me responderam que não, mas que passasse a ponte e fosse ao bar que existe no Pavilhão do Cevadeiro.
Bom, passar a ponte e andar uns bons metros..... eu consigo.
Pelo caminho passo por mais duas pessoas e essas mesmas pessoas sem nada que me pudesse aduçar o sistema.

4º Erro - Erro meu e erro de todos os que saiem para correr, andar ou outro. Nunca devem sair sem algo doce, seja pacote de açucar, um quadrado de chocolate, ou mesmo uma barrita de cereais. Por mais curto que seja o treino nunca sabemos o que pode acontecer, e o corpo nem sempre reage da melhor forma.

Tinha combinado com o meu pai que me fosse apanhar a Alhandra ao pé das Piscinas, mas dado o sucedido optei por lhe telefonar e dizer que me apanha-se ali mesmo em Vila Franca de Xira.
Ao telefone tentei fazer a melhor voz possivel pois não o queria preocupar nem valia a pena.
Finalmente cheguei ao bar e assim que entrei o senhor do bar virou-se e viu que a coisa não estava fácil. Muito lhe agradeci no final pois foi 5* comigo. Prontificou-se logo dando-me água com açucar para ver se a coisa arrebitava.
Já melhor, agradeci ao senhor (tenho que lá ir beber um café um dia destes :) ) e fui ao encontro do meu pai.

Tudo isto para quê?!

Bom, toda esta história serviu para me ensinar que nunca devo sair de casa sem a minha garrafa de água, não custa nada e eu já estou tão habituada a ela. E nunca sair sem algo doce para trincar em caso de fraqueza.

A causa para o sucedido, podem ter sido imenso factores. O calor, a húmidade bem alta que se fazia sentir, ou o corpo que não estava nem aí para treinar e quis avisar-me que ele é que manda.

O facto de me ter acontecido isto num local em que o acesso não é muito fácil, em que pode não haver muita gente, serviu também para me ensinar que devemos sempre andar prevenidos.

E outra, percebi que ninguém anda com pacotinhos de açucar. Num local como aquele em que andamos uns 2 ou 3 Km's sem qualquer contacto com um ponto socorro seja de que forma for, é essencial ir prevenido.


 Uma coisa é certa, eu a partir de ontem irei andar sempre com um pacotinho de açucar no bolso das calças ou calções.

Beijinhos e Abraços
Sejam Felizes

19 comentários:

  1. Que história, Marta! De repente, lembrei-me do susto que apanhei aos 20 kms em Setúbal quando me disseste que estavas a ficar tonta :)
    Muita coisa só aprendemos quando erramos e para a próxima já terás outros cuidados.

    Quanto ao considerares a corrida uma canseira e um fardo... hum... algo me diz que estás a precisar dum daqueles treinos que levantam a moral e que acontecem quando menos se espera :)

    Força Marta! Vais passar esta fase

    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lembras-te?!?! Ficas-te tão assustado e eu tão frustrada por aquilo me estar ali a acontecer a uns metros do fim ....
      Mas nessa altura tinha a minha arma secreta guardada e logo logo fiquei com forças para os metros finais. :)

      E na quinta vamos ter um belo treino em óptima companhia que é mesmo isso que me está a faltar :)

      Beijinhos

      Eliminar
  2. Obrigado pela partilha desta tua história um "pouco assustadora". Pensamos sempre que só acontece aos outros...olha, se existe algo que eu não facilito é água (ou isotónico)...pode ser um treino mais curto, mas líquidos levo sempre (ou sei que tenho várias possibilidades pelo caminho). Quanto a qualquer coisa para trincar só levo para treinos mais longos, mas tb não me custa nada meter um saceta de açucar ou uma barra na minha bolsinha (sim, tenho uma bolsinha que vai comigo em todos os treinos...telemóvel, vaselina, pacotinhos de lenços vão sempre...agora talvez lhe junte qualquer coisa para trincar :))
    Beijinhos e vê lá se arranjas aí uns amigos para fazerem um treino maravilha para voltares a sentir prazer ma corrida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois eu também levo sempre até porque não gosto de bebedoiros, mas naquele dia por estupidez resolvi armar-me em chica esperta :)
      Serviu de lição.

      Ohhh és cá dos meus, lençinhos de papel também nunca faltam ehheheh
      O telemóvel também nunca falha..

      Beijinhos

      Eliminar
  3. Possível 4º erro: O que comestes ao almoço e antes do treino?

    Não desanimes e vais ver que isso vai melhorar, e olha que o andar também faz parte do treino ( recuperação).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comi tudo aquilo que é normal comer e as horas normais... tudo normal...
      É assim, o corpo por vezes tem reacções que não entendemos. Eu levo para o estado do tempo naquele diz.. o calor húmido dá cabo de mim.

      Beijinhos

      Eliminar
    2. Também não me dou bem com o calor. O meu 1º sintoma é a sensação de boca seca, seguido de um cansaço extremo. Passei por essa situação na corrida do Jumbo no Estoril, que do nada tive de passar de 5'10''/Km para 6'10/Km.

      Eliminar
  4. Caraças..esteve complicado isso :\ Correr com este tempo é mesmo perigoso, também já me convenci disso.. E realmente se tens esse propensão, sair com alguma coisa doce é mesmo essencial. Quanto ao gosto pela corrida, aposto que está mesmo aí ao virar da esquina. Combina um treininho com o resto da malta dos 4 ao km, ouvi dizer que eles são bons para isso ;) Beijinhos e força na recuperação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É o tempo não ajuda nada, e em especial naquele dia estava mesmo intenso o calor... aquele bafo que nos custa a respirar.... Mas pronto felizmente que passou. Foi um grande susto, só descansei o corpo quando me sentei no carro ao lado do pai :)

      Já está combinado um treininho com os 4 ao Km para ver se levanto a mural :D

      Beijinhos

      Eliminar
  5. Os treinos servem (também) para isto: para cometer erros. Se é para algo dar errado que seja nos treinos e, como já te disseram, é aí que se aprende. E tu aprendeste, não foi? Muito bem.
    Um conselho: compra um cinto para correr (há coisas básicas e baratas). Aí podes colocar uma garrafinha de água, o tal chocolate ou pacote de açucar, um telemóvel (importantísssimo, caso te sintas MESMO mal), pacotinho de lenços e, claro, um batôn. Não vá aparecer alguém conhecido e uma pessoa tem de estar sempre impecável!! Ehehehe

    Beijinhos grande!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aprendi e bem.

      Sim já ando com essa ideia do cinto em mente, já ando a ver e tudo. A ver se faço essa comprinha o mais rápidamente possivel. Eu levo sempre tudo mas no bolso e por vezes torna-se ridiculo o enchumaço no bolso ahahah

      Telemóvel é algo que recuso deixar em casa, anda sempre comigo. Just in case.

      ahahhaha o batom olha que tens razão... uma pessoa não pode dar a parte fraca.. sempre em pose... irei ter isso em conta :)

      Beijinhos enormes :)

      Eliminar
  6. Ai rapariga...não assustes a madrinha...faz favor de andar sempre prevenida e de ter mais cuidados!
    E não te apresses com os treinos, aos poucos vais ver que recuperas a forma anterior e irás continuar a progredir e a bater recordes.

    E não desanimes. Percebo o que dizes quando dizes que neste momento não gostas de correr, todos já passámos por isso. Mas lembra-te de os melhores treinos que já fizeste, as melhores provas que já fizeste, quando te sentiste a voar e correste feliz e lembra-te que se continuares a treinar esses sentimentos vão voltar :)
    Ok? Anima-te Marta! :)))

    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pronto já passou :)
      A partir de agora vou andar sempre prevenida prometo.

      As melhores provas estão sempre na minha mente nos momentos maus, e aquelas que quero fazer também. E começa logo com as lampas que a correr ou ao pé coxinho eu vou fazê-la.

      Beijinhos grandes amiga :)

      Eliminar
  7. Vá, não desanimes, é como diz a Anabela, os treinos é para cometer os erros. Agora, recuperação é como o cimento, tens de deixar secar/curar bem para ficares mais forte :) (isto saiu um pouco mal lol)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida, é para isso que os treinos servem :)

      ahahhaahh isso de suar mal é tudo uma questão de perspectiva eheheheh :) Beijinhos

      Eliminar
  8. Oh rapariga, estou a ver que esse calçadão é muito mal frequentado, nem um moçoilo espadaúdo com uma saqueta de mel???

    Agora a sério, quando a volta não é longa, eu não vou a esses limites de levar saquetas e coisa, e se calhar até faço mal, até ao dia...

    Mas posso contar o seguinte: pequeno almoço tomado, saida às 6.30h de casa, passado cerca de 13 km chego ao trabalho, para quem conhece o trajecto é Odivelas - Expo, o tempo até estava fresco, isto foi em Maio ou Junho, , vou ao ritmo habitual, estico um pouco, tomo duche, bebo água, água, água, água...alguém pergunta se estava a chover, pois tinha a camisa ensopada, uma colega pergunta se me estou sentir bem pois estava branco como cal (logo eu que tenho uma tez perfeitamente morena, de fazer inveja em pleno Janeiro)...e só quando despachei 1 café, uma torrada, 1 banana e 1 galão (não necessáriamente por esta ordem) é que fui estabilizando.

    Por outro lado, ontem fiz 10 km em Monsanto às 13.30h e nada, espectáculo de treino (nada...quer dizer, estou com umas dores nas cruzes e desço escadas de uma maneira...diferente) e nem levei água, sei bem onde estão os pontos de água, sei que não passo mais de 2 km sem aceder a um, mas a verdade é que por vezes 2 km são uma eternidade.

    Ainda bem que tudo não passou de um susto, agora é tirar as lições necessárias, ainda mais se gostas de te ires refrescando pelo caminho a garrafinha é essencial.

    Atenção que para mim tempo nublado, húmido, é bem pior que quente, até uma determinada temperatura, claro.

    Espero que estejas melhor, não desanimes, o voltar custa sempre, é fazeres um treino que corra bem e lá estás novamente em altas e a terminar com um sorriso à Marta :)

    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só tu me compreendes.... tu já viste bem que calçadão mais ranhoso!?!?!? Nada nem um moçoilo com uma saqueta do que quer que fosse. Não há condições.

      Lá está, por vezes o problema não foi nosso nem cometemos erros, é mesmo o corpo que resolveu ir por ali por algum motivo, por isso just in case mais vale andar sempre prevenidos.

      Sem dúvida, o tempo húmido e nublado é do pior, horrivel... andamos moles a pegar, suamos que nem camelos... enfim um horror.

      Nada de desanimar sempre em frente... isto custa mas vai :D

      Beijinhos grandes :)

      Eliminar
  9. Como eu te percebo. Também costumo ficar K.O. com facilidade especialmente com tempo quente. Mas ainda bem que escreveste isto para me relembrar da importância do pacotinho :) Beijinhos e força para os treinos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi por isso que me lembrei logo de partilhar aqui no blog a minha má experiência naquele dia.... serve de lembrete para mim mas também para todos os que lerem :)

      Beijinhos e bons treinos

      Eliminar