quarta-feira, 17 de julho de 2013

# Porquê? #

Muitas vezes me perguntam porque é que começaste a correr? Porquê agora esta coisa toda com a corrida? Corres dia sim dia não porquê?
Dei comigo a não conseguir responder a estas questões, e a perguntar-me a mim mesma porque é que não tens resposta para ela?! Confuso não é?! Pois...

Nunca fui de desportos. Fiz natação durante 5 anos tinha eu uns 7\8 anos por aí. Adorei, tirando o facto de me ter feito as costas largas :) (dá um certo jeito ;)).
Sempre fui muito de ficar no meu canto a ler, ou sentada num café com amigos, nunca fui muito de "bora lá andar de bicicleta este fim de semana?! bora lá correr para a serra?! bora lá para o ginásio?!" ... se vos disser que paguei uma mensalidade num ginásio e só o frequentei duas vezes vão rir de mim!
Desporto não era comigo definitivamente. Mas será mesmo?! Então porque é que corro?!
Eu que nem conseguia aguentar 500metros a correr hoje corro 8Km. Eu que via as provas de triatlo do meu irmão e achava aquilo realmente um sacrificio desnecessário e totalmente dispensável! Hoje olho para elas e sinto um bichinho (calma, calma que não vou para o triatlo lol ).

Pois então e as perguntas? Pois aquelas para as quais deparei-me sem resposta.
Inicialmente corri porque me apeteceu correr. Corri porque andava uma hora em ritmo rápido e olhava em volta e só via gente a correr, suados e cansados, com a cara a ferver pelos olhos, a bufar como se não ouvesse mais ar no planeta, e pensava "um dia quero saber qual é a sensação!". E corri. Corri 2 min e bufei iguais aqueles que correram uma hora em ritmo frenético. Corri 2min e suei que nem eles. Corri 2min e senti-me que nem eles, livres, satisfeitos, felizes!
Pensei para comigo "Só podes ter enlouquecido! Tu que eras o "anti-desporto" em pessoa, agora corres 2 min e ficas frenética?! Interna-te ja!! É grave!"

Não mais consegui parar de correr.
As perguntas essas ainda pairam no ar, e hoje será que consigo responder a elas sem ser um só porque sim?!
Acho que consigo. Porque em mais ou menos 4 meses a minha vida conseguiu mostrar-me o quanto pode ser imprevisível e o quanto nos pode ensinar!
Em 4 meses a vida ensinou-me que não podemos dar nada por garantido, que hoje tudo está bem mas amanha pode não estar, que os erros que hoje cometes amanhã iram-se ver estampados em algum "sitio de ti", que tens de viver cada segundo como se fosse o ultimo, que temos de olhar para o outro como uma lição de vida e não como mais um neste mundo, porque cada pessoa que passa por ti é um ganho e uma perda na tua vida, porque a cada segundo aprendes uma coisa nova e isso é o melhor que a vida te pode dar.

Então hoje respondo com toda a convicção a essas perguntas.
Porque hoje eu tenho a resposta para elas, finalmente sei qual é a resposta.

Porque é que corro?
Porque é que tomaste cuidado com tudo o que comes?
Porque é que troquei o sofá pelos ténis e a estrada?

Porque não quero ser parte daqueles que ficam sentados em frente a televisão a ver a vida a correr aos seus pés. Corro aos pés da vida! Corro porque me sinto livre e sinto que posso conquistar o mundo, o meu mundo!
Corro porque não quero chegar ao dia de amanhã e olhar para trás e sentir que podia ter sido diferente se eu me tivesse mexido. Corro porque tenho o exemplo diante dos meus olhos do que é ficar uma vida inteira a ignorar o corpo, a vida, a saúde. Corro porque não quero ser igual ao "espelho" que tenho diante de mim. Corro porque descarrego no suor toda a raiva que pode existir dentro de mim. Corro porque gosto de mim, do meu corpo e da minha saúde e quero cuidar dela e mimá-la o mais que posso pois sem ela não conseguirei correr!!

É por isto que corro!!
É por isto e por muito mais!
É por mim e pelos que me rodeiam!

E tu porque é que corres?

Beijinhos e bons treinos :)

10 comentários:

  1. Lindo e sentido texto.

    É tudo isso!

    Sempre gostei de desporto e Atletismo mas comecei apenas com 46. Tão tarde! Porque não comecei 20 anos antes?
    Pois ainda bem que pessoas como tu evitaram esse erro.

    O que tu justificas, na realidade muitos não entendem. Estão na fase que estavas dantes. Um esforço desnecessário. A esses, basta responder "correr porque sim!"
    Para nós todos, que já "passámos o Rubicão", toda e qualquer frase que escreveste diz tudo.

    Um muito pequeno exemplo: Hoje tive um dia de trabalho muito desgastante e difícil. No plano tinha 13 kms para fazer ao final do dia. Cheguei a casa quase às 20.30, sem energia e com o treino por fazer.
    A tentação era descansar pois hoje o treino não iria dar em nada. Se tivesse descansado, ainda agora estava cansado e pior que estragado de não ter treinado.
    Fui treinar. Como estava, a intenção era ir até onde desse.
    Mas ao fim dum quilómetro já me sentia bem.
    Fiz os 13 sempre a sentir-me maravilhosamente bem. E agora estou óptimo.
    A corrida tem coisas que não se explicam. Só se sentem!

    Beijinhos, Marta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gosto de acreditar que tudo na vida tem um propósito de acontecer. Se não aconteceu 20 anos antes esse click da corrida é porque não tinha de ser. Mas nunca é tarde e demonstra isso muito bem!
      É tão bom correr que o mais importante é sentir e fazer os outros sentirem também, em vez de lhes pregarmos com respostas a perguntas que nem sequer deveriam ser colocadas.

      Beijinhos João

      Eliminar
  2. Bonito texto Marta....a resposta é mesmo essa...simplesmente porque sim!!!

    Não sei se já viste este vídeo...só vi esta semana e achei o máximo....não se enquadra a 100% com este teu post, mas tem a ver com o pessoal levantar o traseiro do sofá.....

    http://www.youtube.com/watch?v=6DB_nstSfbw

    Beijinhos e continua nesse teu caminho.


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Carlos.
      Ainda não tinha visto mas o vídeo mas está fantástico, demonstra bem que podemos melhorar a nossa rotina mudando alguns maus hábitos que criamos apenas por mera preguiça!

      Beijinhos

      Eliminar
  3. Belo texto Marta. Quem não corre não consegue entender, e a esses basta responder "porque sim", ou melhor ainda, dizer-lhes "vem correr comigo e ficas a saber a resposta". :)
    Quem já corre entende perfeitamente cada uma dessas palavras.

    Beijinhos e boas corridas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :)
      É isso mesmo apenas quem já corre é que entende...

      Beijinhos e bons treinos

      Eliminar
  4. Bem Marta comigo é tudo muito mais simples e resume-se apenas a isto!

    http://ultkm.blogspot.pt/2013/05/correr-e-um-prazer-dos-diabos.html

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Sem dúvida nenhuma que concordo com a imagem :)

      Beijinhos :)

      Eliminar
  5. Adorei o que escreveste.
    A verdade é que as pessoas mais sedentárias nem sonham o que perdem. Eu não sonhava o que andava a perder por não correr. Agora não quero outra coisa =)
    Continua assim! Sempre com espírito positivo e a ir mais longe.
    Beijinhos e óptimos treinos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Isa :D
      É verdade, só quando levantamos o "rabinho" do sofá e experimentamos esta sensação que é correr, é que nos apercebemos o que estamos a perder. Nem vale a pena tentar-mos fazer com que alguém sedentário se levante se não for ele mesmo a querer.

      Beijinhos e bons treinos :)

      Eliminar