domingo, 9 de março de 2014

# Corrida das Lezírias.... 1h40min e mais 8 minutos a juntar a esses 40...#

2013

Na véspera recebo um telefonema do mano a dizer "Amanhã posso ir aí almoçar? É que vou à Corrida das Lezírias (e eu pensei "oi? Corrida nas Lezírias? Isso existe?!..." e eu que tenho vista do meu quarto sobre as Lezírias LOL) e assim iam-me buscar lá e depois almoçava também, pode ser?", "pode claro!".

Ele lá disse que eram 15Km e que começava ás 10h. Ok, como moramos perto saímos de casa ás 11h pensando nós sendo tempo suficiente para lá chegar e vê-lo chegar. 11h e 10min e já estava a stressar e a dizer para o meu pai "possa então mas ele não chega?" (na minha ignorância claro).... lá está, quando não corremos não temos noção de nada.
Passado um bom bocado lá chegou ele e reparem bem no relógio....

Aqui estava eu frenética a dizer FORÇA MANO!!!! E ficou tudo com ar de espanto a olhar para mim... opah o povo português é mesmo acanhado.... e eu continuei FORÇAAAAAA :)
Pois... estão a ver bem estão.... Ontem é que reparei bem na situação.... Eu era uma sem "noção", aliás como muita gente o é que não corre....
Ontem ao olhar para esta foto fiquei :O quando vi o tempo... na altura achei que ele já devia era ter chegado porque montes de atletas já o tinham feito e eu cá para comigo "Meu irmão é um super homem e ainda não chegou?! Passou-se alguma coisa" ahahahahah

Depois do espanto ao ver a foto, veio o ORGULHO!
E este orgulho só veio porque HOJE eu entendo o que são aqueles 1h12........FOGO!
E ele aqui não estava na plena forma.... Hoje faria um brilharete!

Terminada a babação, vamos lá falar de 2014...

4 ao Km presentes :)
Um pequeno à parte....
Hoje percebi a "irritação" da Isa por vezes quando nas provas nos abordam dizendo "Isso é que era bom 4 ao Km... é mais 6 ou 7.... " GRRRRRRRRRRRRRRRRRR (sem comentários).... Mais vale nem responder....

Continuando....

A prova

Cheguei ao recinto e fiquei pasmada, o ano passado fiquei com a noção que tinha menos gente, não sei se foi só noção se foi mesmo verdade, mas fiquei muito feliz pela quantidade de atletas que visitou a minha amada terra para correr.
Desde logo encontrei o João e a Mafalda e o restante pessoal para uns dedinhos de conversa.

Foi tempo também de dar uns comprimentos a vários companheiros desta coisa dos blog's :) e está na hora das fotos da praxe.


Padrinhos e Afilhada

:) A boa disposição está sempre presente.
Um aquecimento rápido e puff está quase na hora da partida, por isso vamos para o ajuntamento...Estamos a chegar ao ajuntamento e eis que eu digo "AIIIIIII o meu chip!!!!!" ahahah Esqueci-me de colocar o chip.... como é possível?!?! LOL A sorte é que quem o tinha era a mãe e estava relativamente perto logo foi rápido voltar atrás para colocar.

Dá-me o chip mãe!!! ahahha
Aiiii só eu!!!! (E a minha madrinha não é assim Isa?!?!? ehehehhe)

PIIIIIIIIIIIIIIIIII

Está dada a partida... vamos lá embora....

Julgam que isto foi a partida??? Estão enganados. Isto foi quando largaram o Toiro e desatou tudo a fugir eehehheeh (brincar)



A amiga Sandrinha a desejar boa prova à "bambi" eheheh :D
Antes da prova começar eu e o padrinho conversámos como iríamos fazer a coisa, e concordámos que ele iria impor o ritmo e seguíamos como eu aguentasse melhor. Julgava que iria aguentar mais, mas já lá vamos.

Até à ponte foi sempre num bom ritmo, mesmo a subida da ponte eu ia muito bem, até fiquei parva.... aguentei-me bem na subida e depois foi entrar nas Lezírias.

Chegada ao Km 6 mais ou menos começo a sentir um cansaço nas pernas mas continuo a dizer ao João que está tudo bem.... mas ele por volta desse Km avisa-me que já não era possível fazer o tempo que eu sonhava. Era um sonho mesmo esse tempo, e eu sabia que se conseguisse seria mesmo à tangente. Não iria dar e não fiquei triste o importante é tentar e eu tentei. Mas fica já aqui como prova, de que para o ano tenho umas contas a ajustar com as Lezírias.
Fiquei de longe aquém das minhas expectativas.

Abastecimentos

Chegamos lá e somos confrontados com umas BIG garrafas que eu fiquei pasmada a olhar... super pesadas, não dava jeito nenhum e por mais que quisesse e necessitasse de levar água sempre comigo tanto eu como o João não conseguimos aguentar muito tempo com ela na mão. É o único ponto contra que tenho a apontar à organização. Para o ano quero umas garrafinhas mais pequeninas ok?! É que estas não dão jeito e são pesadas.

Lá continuamos pelas Lezírias fora... e o João é um socialite ahah "Olá João... Força Joãooo... Lima!!!! hahahah" Eu só me ria :D

Mas calma, que eu também tive os meus momentos... ahhh pois afinal eu sou afilhada do João ahah

Chegados ao retorno e eu ia com uma quebra bastante sentida já e as minhas pernas gritavam por clemência. Não estava a entender.... São dias... sim temos dias... mas logo hoje?! Sim hoje elas gritavam, e quase a chegar ao 10km comi a minha marmelada na esperança de que me fosse dar uma força extra. Nah! Nem a marmelada.

Quase a chegar à Recta do cabo (estrada nacional) tive que andar um pouco... não conseguia mais, e precisava de andar um pouco.
Ahhhhhhh detesto andar.... Sou sincera... odeio quando paro. Sei que se paro uma vez paro algumas vezes .... e não queria.
Mas pronto lá voltámos a correr de novo.

Chegamos à Ponte Marechal Carmona e no inicio da subida andamos mais um pouquinho mas logo digo vamos correr... sim porque não queria andar.... e lá fomos ponte acima devagarinho... e eis que o João diz "E tudo o que sobe ... desce..." E é isso mesmo... subi a pensar na descida :)
Fui fazendo um pouco de guia turística também e passou a subida.

Agora restava quase 2Km portanto era rolar.

Mas quando já estamos "rotos" não é bem assim.... E ainda menos quando uma pessoa bate com aquele empedrado (que de carro odeio ali passar então a correr grrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr) e andei mais um pouco.
Depois veio a estrada de alcatrão e fomos sempre a correr o último Km até à meta.

O que me irritou bastante foi na Avenida da estação, quase no final da prova, havia como é normal imensa gente nas ruas e foram raras as pessoas que nos davam força... pelo contrário olhavam para os atletas com uma cara de (nem sei expressar bem amigos).

Mas pronto.... felicito aqui quem nos deu FORÇA!! OBRIGADO.

Chegamos à praça de toiros e aí estava quase finalizada... era só manter o ritmo.

Encontramos alguns amigos pelo caminho e eis que entramos no jardim... e aí digo para o João "Vamos?!?!" e ele diz " Sim!"..... O que aconteceu perguntam vocês?!











heheeh e correr é isto :D
Fiz um pequeno sprint no final....aliás foi qualquer bichinho que me picou e eu ganhei asas por aquela recta fora eheh

O Senhor que ia ao lado entrou no sprint também e até me chegou a dar um FORÇA! hhahhaahha

Fiquei contente.... ia rota mas ainda consegui dar aquele sprint.




Tempo: 1h48min e 45Seg
15.66Km


Não fiz o tempo que sonhava.... não faz mal... para o ano ajustamos contas :)

Agora, perguntam vocês....
Foi melhor participar ou ficar do lado de fora como há um ano?!

HAHAAHAHAHAAH Não brinquem comigo!!! Nunca mais irei ver esta prova do lado de fora.

P.s. - Obrigado a todos aqueles que deram apoio ao longo da prova, Obrigado ao João, à Isa, ao Vitor, ao Eberhard, à Sandra e ao Nuno, à Mafalda e aos meu PAIS que sem eles nada disto seria possível! :)

Se à um ano eu pensava, lá à espera do meu irmão, que um ano depois iria estar ali a correr?! NUNCA!!!!

Hoje 09-03-2014 ...Para a semana será 16-03-2014 MEIA MARATONA!

Boa Semana a todos.

Beijinhos e Abraços
Sejam Felizes

23 comentários:

  1. Se ficaste feliz por correr? Basta ler este relato e perceber logo que sim! :)

    Divertido relato e se há um ano não imaginavas que irias estar aqui, agora estás a uma semana de passares a ser a Meio-Maratonista Marta! (olha... tudo emes)

    Força para esta semana!!!

    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que sim.... e com o padrinho ao lado é sempre uma corrida feliz.

      É só bons Emes!!! hheeheheh

      Obrigada por toda a força....

      Beijinhos

      Eliminar
  2. Muitos parabéns passei por ti e pelo João ias por volta do km 6 e eu por volta dos 9, concordo ctg as garrafas eram pesadas mas eu agarrei a minha e nao a larguei estava com medo de que faltasse agua, Fiz uma 1h 26 30 o ano passado tinha feito 1h 33, sabes nao deves desistir e para o ano certamente será melhor, agora temos para a semana a meia maratona, essa vai custar mais,certamente se tiver sol aberto, vai estar um braseiro (enfim detesto correr com calor).agora descansa que domingo la vamos correr.abreijos e boa semana
    marco lopes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Imagino qual não fosse a minha cara de derradeiro "sofrimento" ahhahaah foi aí que comecei a quebrar ligeiramente...
      Pois eu bem tentei ser fiel á minha garrafona mas não consegui... já me estava a pesar e eu estou habituada a umas mais ligeirinhas... Mas fizeste muito bem pois ultimamente a água parece que tem andado escassa :D

      Espero que nos encontremos na meia então.
      Eu estou a torcer para ter um tempo igual ou parecido a hoje. Pois o calor e eu também não nos damos muito bem... Vamos lá ver e torcer para que o são pedro esteja do nosso lado. Se não estiver vamos lutar contra ele e acabar a prova em grande estilo... ou pelo menos tentar.

      E parabéns foi um tempo excelente!!! :D

      Beijinhos e boa semana...
      Até Domingo!

      Eliminar
  3. Muito bom!!! E sim essa pergunta nem se coloca (ficar de fora ou...correr dentro??)

    Pois o nosso público ainda não está bem dentro da coisa. Já vai mudando mas ainda há muita mentalidade que não entende porque se corre (se não é para lutar pelo pódio)... Mas aos poucos vai mudando e aceitando que as pessoas o fazem pela sua saúde e bem-estar físico e mental, independentemente de tempos e da "figura que façam", que é também muitas vezes ainda visto com "maus olhos", mas Piolha, isso é que coisa que já ultrapassaste que eu sei!

    E para o ano, quem sabe se também não estarei presente, visto ser uma prova predilecta e perto de casa.

    boa semana "soft" para fazeres uma estrondosa estreia na Meia! (que vai ser!)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há perguntas que não se colocam e esse é uma delas não é Ana?! :)))

      É realmente decepcionante ver que o público por vezes nos olho com certa estranheza.... isso põe-me triste pois o apoio do público é revigorante... Quase como tomar um gel :)

      Sim aos poucos nota-se essa mudança e espero um dia fazer uma prova cheia de gente de inicio ao fim...
      Quanto á figura que cada um expõe é uma questão de aceitar-mos aquilo que temos, sabermos aquilo que podemos mostrar ou não e não ter medo de avançar. Pois tenho a certeza que muita gente não sai à rua por ser gordo e ter vergonha, isso é uma realidade, mas cabe a nós mudar-mos isso e mudar a maneira como olhamos para essas mesmas pessoas incentivando-as a continuar o seu percurso e não diminuindo-as como se não fosse ali o seu lugar.

      Para chegar-mos longe temos de lutar e para mudar precisamos de atitude, e admiro imenso uma pessoa forte que sai à rua e expõe sem vergonhas aquilo que é lutando por um futuro melhor!

      Nós enquanto "espectadores" é que temos de mudar o olhar de "comentadores" e críticos sobre essas pessoas e passar a olhá-las com grande admiração.

      Sim já passei essa fase, mas passei-a com a ajuda de grandes amigos que fiz na corrida que são pessoas fantásticas, que mesmo não me conhecendo de lado nenhum e por vezes nem mesmo fisicamente (como tu, espero que por pouco tempo :) ) sempre me deram força e nunca olharam para mim com olhos de critica.

      Um beijinho muito grande e obrigada :) Esperemos que corra tudo bem

      Eliminar
  4. Muitos parabéns! Apesar de ser uma prova quase sempre em recta (e se calhar por isso) não é fácil! No primeiro ano (e único) que a fiz estava um calor dos diabos e também tive de caminhar quando cheguei ao empedrado. Terminaste feliz e isso é que interessa! :)
    Deixa lá isso das pessoas, numa prova até já cheguei a ouvir uma mulher pedir trocos por estar a aplaudir!! (Era na piada, acho, mas mesmo assim.... :D)

    Beijinhos

    PS: Para a próxima tens de especificar o mano, se calhar aqueles senhores na altura ficaram a achar que estavas a falar com eles, daí a cara de espanto! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim pensa-se que por ser plana é fácil mas tem as sua "dificuldade" ... não que seja muitoooo difícil mas tem o seu K que faz a diferença :D
      Sim feliz sempre :)

      Pois quanto ás pessoas não à nada a fazer mesmo ahahhhaah

      Realmente tens razão, se calhar ficarão a pensar que eu estava a falar para eles ahahahha

      Beijinhos*

      Eliminar
  5. Uma grande prova mas...estou mesmo com inveja é da vista que tens do teu quarto! he he he he
    Agora já sei como irritar a Dona Isadora quando a vir a correr num prova! Obrigado pela dica Marta! hi hi hi hi

    Agora está semana faz só uns treininhos muito curtos e devagar para desentorpecer as pernas e recuperar da Corrida das Lezírias de forma a ires descansada para Meia Maratona!
    Beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ahahhahahh Oh Jorge acredito, mas olha abrir a janela de manhã ir à varanda e sentir o ar puro e ver o tejo no seu esplendor ... hummm não há nada melhor :)

      Agora fui má :)

      Sim, assim o farei treinos com muita calma para ir com força para a Meia! :)
      Ai que nervos :)

      Beijinhos

      Eliminar
  6. Parabéns!
    O tempo...opah, é secundário ( claro que sim, eu nem fiz cálculos de passagem para atingir o meu objectivo na Meia:)) e o mais importante é a pequena diferença entre 2013 e 2014:)!
    Mais uma vez PARABÉNS e até para a semana;).
    PS: irrita-me imenso a malta que tem esse Sprint final, mas pronto...depois de ler e ver essa alegria vou mudar de opinião ;).
    PS2: Quanto à malta mal disposta só me faz lembrar aquelas reportagens sobre o Carnaval em que 80% dos espectadores estão com uma cara:-(...
    PS3: eu ponho o chip antes de sair de casa, just in case ;)
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado :)
      Sim concordo plenamente, o tempo é secundário, apesar de se melhorar-mos senti-mo-nos bem mas o tempo é isso mesmo o tempo... e o que importa são os momentos vividos em cada Km.

      Pequena grande diferença entre 2013 e 2014 :) Estou feliz com a mudança.

      ahahahahahah nem eu sei como fiz aquele sprint... normalmente nunca consigo fazer aquilo..... estou sempre demasiado rota... e ali puff....
      Julgo que foram os ares inspiradores do local :)

      Normalmente só recebo o chip no dia da prova daí me ter esquecido ahahhahah mas pronto não houve crise :)

      Beijinhos e vemo-nos na Meia!

      Eliminar
  7. Óptimos sinais para a meia no domingo! Também detesto empedrados, principalmente desde a maratona do Porto.. quanto às pessoas, bem, digo-te o que já disse num post meu, na maratona de Lisboa cheguei a ouvir carros a apitar porque queriam passar!! Em Portugal há muito pouco cultura desportiva, chega a ser gritante. Se não houve uma bola não interessa a 80% das pessoas... Olha de mim podes sempre esperar um incentivo, e no fim nunca vou fazer a pergunta típica de quem não percebe o nosso desporto "em que lugar ficaste??". Beijinhos e parabéns. Vemo-nos na meia ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sinceramente fiquei um pouco preocupada com o cansaço nas pernas que senti logo aos 6Km... espero não o sentir na meia!
      Julgo que ninguém gosta dos empedrados... grrrrrrrrr são horríveis....

      É tens toda a razão... se o cristiano ronaldo fizesse uma corrida portugal saía á rua para aplaudir o homem.... mas pronto sem stress... ahaha

      De mim também podes esperar sempre um grande incentivo ....
      ahahaha essa pergunta sim torna-se muito frequente e irrita bastante!!!!! Lá está, não entendem... e fica difícil explicar :)

      Beijinhos e até Domingo!!!! :D

      Eliminar
    2. Então não se lembram da adesão que foram as "Corridas pela Seleção" ou coisa que o valha?
      Sendo que seleção entenda-se futebol...
      Eu nem ne posso queixar muito, na Corrida da Arvore eram poucos mas bons, muito barulho na passagem dos atletas.
      Ali no cruzamento ao pé do Estadio de Pina Manique é que..

      Eliminar
  8. Grande Marta, parabéns...subiste mais um degrauzinho....sprint final, quando vemos aquele pórtico final, arranja-se sempre (bem, nem sempre..hehehe) uma forcinha extra... a tua foto como o João (todos risonhos) quando avanças para o sprint final está fantástica e diz tudo :)...é esse o espirito!!!
    Olha, boa semana de recuperação e muita força para a Meia de Domingo...vai correr bem!!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De degrau em degrau lá vou eu.... posso ir devagar mas vou longe :)

      Fiquei maluca com o meu sprint... experimentei puxar por mim pois já era ali a meta e deu aquilo que foi ahahah
      A foto está muito bem captada graças á Mafalda Lima sempre nos momentos certos :D

      Agora venha a Meia que eu tou cá para a vencer :)


      Beijinhos Carlos

      Eliminar
  9. Que bom, Marta! Semana após semana vais fazendo o teu percurso. Gostei partilcularmente da foto com o padrinho João Lima, ambos sorridentes e divertidos! E adorei o sprint final!

    Olha, para o ano, em 2015, dirás assim: "Se há um ano, quando fiz 1h48m, eu pensava que faria este tempo? NUNCA!!!!!"

    Beijinhos e toma juízo esta semana! Recupera bem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A foto está excelente.... foi o momento certo do disparo :)

      Eu vou-te contar o segredo do sprint... foi o toiro que largaram mesmo a chegar á meta.... e eu tive que fugir... ahahah :D

      Sim, para o ano será um ajuste de contas, entre mim e as lezírias... podes crer!!!!!

      Esta semana será feita com muita calma e sempre de olhos postos em Domingo. :)

      Beijinhos

      Eliminar
  10. Mais uma vez parabéns minha querida afilhada.
    Foi um orgulho ver o teu sprint final. Na Meia farás a tua grande estreia. Será mais um momento para deixares os teus padrinhos muito orgulhosos e super babados.
    Tudo a correr bem nesta semana e que domingo corra tudo de forma espectacular.
    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada minha querida madrinha :D

      Domingo será dedicado a todos aqueles que sempre acreditaram em mim e nunca me deixaram desistir.

      Com uns padrinhos destes sou uma cachopa abençoada :D

      Esta semana é com muita calminha :) Rolar....

      Beijinhos grandes*

      Eliminar
  11. Boa corrida essa :)

    Apesar das pequenas paragens, o que interessa é o esforço e a luta por chegar ao fim... aposto que foi tudo um "jogo" das tuas pernas, só para te tornarem mais forte para dia 16.

    Boa sorte para a Meia :D !!!
    *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :D

      Espero que sim... que as pernas no domingo estejam a meu favor :D

      Beijinhos grandes e obrigada pela força :D

      Eliminar