segunda-feira, 29 de junho de 2015

# Quanto mais estrada faço, mais de trail gosto #

Estou a perder o gosto à estrada.
Não que me esteja a desafeiçoar da estrada, julgo que não conseguirei, mas cada vez gosto menos.

A pressa de chegar incomoda-me.
A pressa dos outros dá-me agonias.

Os zigue-zagues contínuos fazem-me tonturas.



Existem 3 tipos de corredores espertos:

O Artista de Patinagem, que é nomeadamente aquele que se coloca como por milagre vindo dos céus bem na tua frente. Incomoda-me o facto de ir a marcar o meu ritmo calmo e tranquilo, lento que nem caracol e ter de me ir a desviar e a travar daquele que pensa que é um artista de patinagem.

O razias, é aquele que se coloca a frente como por milagre mas evapora logo a seguir, e aí nem tens tempo de nada.... bom tens, de te equilibrares pois com a deslocação do ar, de tão rápido que ele vai é perigoso.....
Enerva-me solenemente aquele que pensa que só porque é mais rápido, tem o direito de fazer razias e passar na frente dos outros, obrigando a uma travagem brusca do seu ritmo constante para sua excelência passar.

E finalmente o estica braço, bom a este só falta trazer o apito de "deixem passar!!!! Abram alas!!!!". Ele vem desde o início da prova até ao fim de braço esticado para afastar de si a multidão... os empata tempos!!!
Sua excelência vai ganhar a prova, provavelmente a taça do melhor estica braço em estrada!!!
VIVA!!

Ao menos ganha alguma coisa, já que simpatia minha não será.

De mim estes 3 tipos de indivíduos têm apenas a vontade de lhes esticar a perna e depois largar um "ups peço desculpa!!" que é o que normalmente fazem. "Normalmente!"

Julgo mesmo que devia haver um regulamento para este tipo de atletas.... uma pista só para eles... Ohhhhhhhh mas isso não teria pica não é?!

Depois existe um outro factor que me faz não estar a gostar muito de estrada... não existe o companheirismo a meio da corrida... é cada um por si.... no Trail também, mas metes sempre conversa.. nem que seja um força!!!

Ali não, uma pessoa vai uns 5 Km sempre com o mesmo colado, manda um força e a pessoa até olha com cara de que parecemos um ET ou algo do género!!

E por isto..... neste momento!? Gosto mais de trail's!

9 comentários:

  1. Não concordo com o teu artigo.
    Na minha opinião, e cada um tem a sua, estás a olhar para a floresta mas a focar apenas um ramo e não toda a floresta.
    Eu, na estrada, noto muitos exemplos de companheirismo. Noto muita gente a falar com outros e a entre-ajudar-se.
    Lógico que há de tudo. Em todo o lado. Seja em que local for.

    O que acho é que o gostar-se e preferir algo, não significa que tenha que se menosprezar o resto.

    Tal como disse, é a minha opinião e cada um tem direito à sua :)

    Beijinhos e sê feliz a correr, onde mais prazer te der

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desculpas para quem não faz bom tempos...e a mania que trail é mais duro que estrada...sim...10 km a 9 min/km...isso nem é correr é andar!

      Eliminar
    2. Tal e qual! E quando fazem a 9 o km já é uma festa pois o pessoal que conheço que faz trail faz uma média de 11 o km...bolas isso é andar não é correr!

      Eliminar
  2. Gostos não se discutem mas percebo o que dizes.

    Na estrada parece tudo apressado, quase como se estivessemos na fila de transito para o trabalho ou para a Caparica em Agosto!

    Mas olha que nem tudo são rosas no reino do trail:
    " O que não foi perfeito foi um companheiro que com 6km de prova achou que ainda ia a tempo de apanhar o Nuno Silva no 1º lugar, e então desatou a empurrar pessoal nestas passagens pelo rio de forma a ganhar preciosas posições. O resultado foi um colega empurrado que mergulhou na água fria e que se podia ter aleijado. Os óculos escuros do artista ficaram para trás esquecidos. O homem ia tão desembestado que nem nos ouviu a chamá-lo para devolver os óculos que eu apanhei e deixei no abastecimento mais próximo. Espero que não tenha tido problemas com os mosquitos que se esborracharam nos olhos devido à alta velocidade." in http://quarentaedoispontodois.blogspot.pt (II Louzan Trail (52km) - Desilusão).

    Ou seja, cromos há em todo o lado e com a massificação do trail essa malta que não tem educação, civismo, respeito pelos outros também lá chega.

    Não está tão disseminado como na estrada, acredito que não, mas...

    Olha, eu adoro os razias, um destes dias e sem querer houve um que quase caiu, fiquei preocupado, fiquei, a sério!!

    Também temos os beberrica água e fecha bem a garrafa, não vá sujar a estrada, claro que rebentar quem vem atrás não os preocupa, aliás, acho que nunca pensaram nisso.

    Com sorte, TODOS, torcem uma vez o pé (à escolha) e depois aprendem. Repara, torcem mas sem se aleijarem...

    bjs e corre, onde quiseres :)

    ResponderEliminar
  3. Desculpe Marta mas não compreendo a frase "A pressa de chegar incomoda-me". Não se esqueça que é uma corrida. Uma corrida entende-se por ir do ponto A ao ponto B o mais rápido possível dentro das suas possibilidades e cumprindo todas as regras. É natural que haja pressa em chegar. Tal como nos trails, decerto que ninguém gasta tempo desnecessário para chegar tarde. Se puder chegar mais cedo, chega.
    E sobre o companheirismo, olhe que na estrada também há e ainda há pouco tempo, em Alverca, vi o seu colega João Lima, que já comentou também este artigo, estar parado uns minutos para não deixar sozinho um outro atleta que não estava a sentir-se bem. Mais tarde soube que nem sequer eram conhecidos.
    Em conclusão, não são o tipo de provas que fazem a diferença mas sim as pessoas e elas há boas e más em todo o sítio

    Com os meus cumprimentos

    Rui Paulo

    ResponderEliminar
  4. Marta, falta aí o 4º tipo de corredor (MARCHA LENTA) que faz aumentar os primeiros 3 tipos. É o corredor se enfia na frente da partida, para depois começar em ritmo de treino. E não falando quando são grupos todos juntinhos. Quanto ao meu tipo considero-me o "estica braço"

    ResponderEliminar
  5. Olá Marta

    Eu estou completamente de acordo com o Rui Paulo neste ponto:

    "Desculpe Marta mas não compreendo a frase "A pressa de chegar incomoda-me". Não se esqueça que é uma corrida. Uma corrida entende-se por ir do ponto A ao ponto B o mais rápido possível dentro das suas possibilidades e cumprindo todas as regras."

    É uma corrida, corre-se! Cada um à velocidade que pode/consegue, mas toda a gente que entra numa competição devia (no minimo) dar o melhor de si, mais que não seja se tentar superar a si mesma.

    Senão não se chamava corrida, quanto muito chamar-se-ia de "passeio"

    Quanto aos exemplos, falta de civismo há em todo o lado, também já o vi no trail. Basta passares num percurso de prova uns dias a seguir para ver os "restos" que lá ficam, fitas, geles, etc...

    Quanto aos teus exemplos, já reparastes que ao ultrapassares um "Artista de Patinagem" aqueles que vão a travar e a zigue-zaguar à tua frente, passas provavelmente a ser tu o "razias", pelo simples facto de o teres ultrapassado? ehehehe

    Bem, isto para dizer o seguinte, há muita falta de civismo, seja na estrada ou em trail, se existem partidas por boxes, cada um devia pôr a mão na consciência e parti de acordo com as suas potencialidades, só isto já iria resolver e muito "os empatas, os zigue-zagues, etc, etc...)

    Beijinho

    ResponderEliminar
  6. Amiga, ao contrário de ti, estou cada vez mais desiludida com o trail.
    Acho que se calhar ainda não participaste em provas suficientes de trail para perceber que também há pessoas antipáticas no trail. E o espírito de camaradagem nem o vejo assim tantas vezes como isso. Aliás, nalgumas provas de estrada vê-se mais espírito de camaradagem do que nalgumas provas de trail.

    O trail não é o mar de rosas que as pessoas dizem. E acho que são as próprias pessoas que praticam trail a não quererem dar o braço a torcer.
    Como pratico trail e estrada sinto-me à vontade para dizer isto. Adoro trail, não me imagino sem treinos ou provas em trilhos, mas as coisas não são assim tão perfeitas como algumas pessoas fazem querer. E basta ler algumas coisas que têm sido escritas ultimamente.

    Eu gostava que todos se dessem bem, cada um com a sua paixão, seja o trail ou a estrada ou ambos como é o meu caso, mas ultimamente isso parece cada vez mais difícil de acontecer.

    Posto isto, quando é que nos vemos numa prova por aí? :)

    Beijinhos e boas corridas!

    ResponderEliminar
  7. A mim não me desilude o trail ou a estrada... o que me desilude é as pessoas e a falta de civismo. Não há "altares" mais santos que outros. O tal "espírito" não está afecto ao local, por muito bonito que possa ser, mas no comportamento das pessoas que lá estão.
    Beijinho

    ResponderEliminar