terça-feira, 10 de junho de 2014

# Ela tem uma Fasceíte Plantar - Parte 1 #

Pois é, as lesões calham a todos e a mim calhou-me uma um ano depois de começar a correr.
Só para celebrar um ano de corridas toma lá uma Fasceíte Plantar.


O que é que causa uma Fasceíte Plantar?

- Excesso de peso;
Hum, bem eu sei que engordei uns 3Kg mas.... não exageremos. Se bem que eu prometo emagrecer até agosto!!

- Excesso de treino;
Hum, também não. Dado que nos últimos tempos o volume de treinos tem sido zero!

- Má deformação do pé;
Não!

- Uso de calçado plano e rijo;
Pois... aqui já faz todo o sentido. Sabem aqueles sapatos designados de Alpercatas?! Uma espécie de sapatilhas de ginástica em pano colorido e com verga por baixo?! Aiiii que bom andar que aquilo faz. Hum tão confortável.
Ai é?! Toma lá uma Fasceíte então!

Lindas não são?! Pois....

Podem ser muito fofinhos e giros e tal, mas o que é certo é que tudo o que é plano não faz bem á nossa postura e aos nossos pés.
E todos nós sabemos isto certo?!
Mas ninguém liga nenhuma pois não?!
Não!!!

Agora aqui a "pariga" vai ligar, não foi a bem vai a mal.

Diagnóstico:

Tudo aconteceu numa bonita Quarta-Feira a descer as escadas do metro no Oriente a caminho da Faculdade (como todos os dias). Tudo tinha ar de ser igual a todos os outros dias, mas...... Puff uma dor horrível na zona do calcanhar fez-me parar por uns instantes e respirar fundo. Respirar fundo pois a dor foi tão forte que até me deram suores frios.
Durante uns instantes não conseguia andar direito pois a dor estava lá.
Eu pensei "Ohhhh diabo, mas o que foi agora?!"
Aquilo passou-se e eu esqueci o assunto rápidamente, tenho mais em que pensar.
Durante a tarde voltou a doer, mas não tão forte, apenas uma moínha e permaneceu durante o resto do dia\noite.
Não liguei! (errado, devia ter ligado)
 Na Quinta-Feira voltou a suceder o mesmo, mas acontece que aqui chorei. Bem, não fiz birra e esperniei no chão, nada disso, mas sabem aquela dor em que não aguentamos e nos vêm as lágrimas aos olhos?! Foi isso mesmo.
Envergonhada, limpei logo as lágrimas, inspirei e expirei umas 10x e fui forte.
Foi o dia cheio de dores.
E desde esse dia que a dor tem sido uma constante. Levanto-me da cama e basta pisar o chão, ela está lá.
No Domingo, como é normal vou para casa do meu irmão e tenho treino sempre combinado com a minha cunhada.
Digo-lhe o que se passa, ela diz logo que se calhar não devíamos arriscar, mas eu (teimosa que sou) disse que queria ver como isto reagia em treino e decidimos ir num ritmo devagar com a promessa de que quando doesse parávamos.
Comecei o treino bem, sentia aquela moínha mas nada de especial.
Por volta dos 3Km deu-se a dor forte, parámos e o que custou foi voltar tudo para trás. Fiz 3Km de volta em biquinho do pé e quase quase a deitar uma lagriminha.
Quando chegámos a casa nem queria acreditar :)

Como a minha cunhada é da área da medicina aconselhou-me logo e disse logo "Tu tens aí uma bela de uma Fasceíte Plantar amiga".
Se vissem a minha cara quando ouvi aquelas duas palavras.
Rápidamente um filme de curta duração passou em velocidade máxima na minha cabeça. Todos os testemunhos daqueles que já tiveram, a Corrida das Fogueiras que tanto quero ir..... enfim.

O tratamento:

O tratamento passa em primeiro lugar pela suspenção dos treinos, até porque mesmo que quisesse, correr ao pé coxinho não dá muito jeito pois não!?
É que eu andar só consigo a coxear.
(Deu-me forte)

Depois a bela da verdinhas.
Hein mas o que é a verdinhas?! Ora a verdinhas é a minha amiga bola de ténis.
E o que faz a bola de ténis? Pois a bola faz parte do tratamento. O objectivo é rolar o pé sobre a bola.
E o que me dói fazer isto?! Pois.... mas tem que ser.

A seguir vem o gelo.
O gelo é sempre nosso amigo. Três vezes ao dia nem sabes o bem que te fazia :)

Depois o esfrega esfrega com anti-inflamatório. E aqui é duro.
Amigos, aqui o melhor é não estarem perto de mim.... pois eu sou muito má doente e a massagem dói e eu não me porto bem eheheh :)

E por fim...
ALONGAR!!!!!!

E o segredo está aqui amigos.
Todos dizem a importância de alongar e todos nós sabemos que só faz bem e tal e tal. Mas o que é certo é que raramente vos vejo a alongar antes e depois das corridas ou treinos.
Sim, tou a falar de vocês, admitem lá!!!
Sabem a sua importância mas depois....

E eu sou sincera, também sabia perfeitamente a importância do ALONGAR, mas depois era raro alongar, ou quando alongava era tudo muito rápido.
Isso agora MUDOU caros amigos!
E vou chatear-vos com isso!
Preparem-se!

Como está o teu pé?
Pois que até ontem não tinha inchaço nem negro mas..... á noite a minha mãe durante a massagem chama o meu pai e constatámos que ele está a ficar negro e inchado.


Como se pode ver pelas imagens o pé está um pouco inchado naquela zona e negro.

E pronto fica aqui a primeira impressão de uma "Pariga" com uma Fasceíte Plantar.
Não percam os próximos episódios... isto "promete". :(

Beijinhos enormes
E Sejam felizes (mesmo com Fasceítes Plantares ou outra lesão) :)

segunda-feira, 2 de junho de 2014

# Corrida do Oriente #

Bom depois de tudo aquilo que disse neste último post, não queriam que viesse aqui dizer que foi uma corrida fácil para mim, e que correu lindamente, e que me senti sempre bem, pois não?!
Mas a verdade é que também não correu mal, pois bati record na distância de 10.000m novamente.
Bom mas vamos lá a ver se te decides Marta. Afinal como correu a prova?

Vou começar pelo inicio.
Acordo sem energia. Podia dizer que ando em pleno na minha condição, mas não ando, e este dia foi um daqueles dias que acordei e apetecia-me tudo menos ir correr. Ainda para mais fazia calor. Ok, estava rabugenta.
Mas, como não faz parte do meu feitio desistir lá me equipei, tomei pequeno-almoço habitual e saimos de casa.


Ainda não eram 9h já estávamos no local da corrida.
Demos ali uma voltinha pois o local é bem agradável, cumprimentámos a maltinha do costume... e eis que chega a hora da partida.
Tinha um certo objectivo em mente, tentar fazer um recorde pessoal nesta distância.
Aquilo que queria mesmo mesmo era oficializar aquele tempo que passei aos 10Km na Corrida dos Sinos... mas dado o meu historial ultimamente de não treinos, era quase impossível, não existem milagres :)


O meu recorde andava pela 1h07min e qualquer coisa.
Foi dado o tiro de partida e lá fui eu... Tentei manter um ritmo mais ou menos constante e não variar muito. Cedo junta-se a mim a amiga Sandra que diz logo que vou bater recorde e desde aí nunca mais me largou :) (e muito tenho-lhe a agradecer por isso, tive todo o gosto e prazer de a ter como companhia.)


Uns metros mais a frente junta-se também no barco o amigo Luís e lá vamos nós.
A partir dos 3Km comecei logo a sentir as pernas cansadas e o calor que estava também não ajudava, mas eu nunca quis desistir. Eu havia de cortar a meta!

E aqui vos digo uma coisa... foi em boa hora que tive a companhia destes fantásticos amigos, pois ajudaram-me muito.
Se tivesse ido sozinha provavelmente o tempo seria bem pior :)

Mas eis que chegamos á meta e que faço um recorde pessoal de 1h05min e 44seg aos 10.130Km


E imagine-se, aquele sprint final que já muito me caracteriza, bom, ele veio, mas não em plena forma claro.
Ou seja, em resumo desta prova, fiquei muito feliz por ter batido recorde pessoal, mas não fiquei 100% satisfeita com a minha prestação pois sei que já tive melhores dias.
Mas lá está, por agora existem outras prioridades e este recorde já ninguém me o tira :)


Beijinhos Grandes
E sejam Felizes

quinta-feira, 29 de maio de 2014

# Batalha Piolha vs Tempo #

E já se passaram 9 dias desde a última vez que vos dei notícias da Piolha.
Sim leram bem, 9 dias, ando a portar-me mal no que toca a vir aqui relatar o que se anda a passar na vida desta "pobre" rapariga.

Estamos em épocas conturbadas.
A faculdade está a exigir um bocado (grande) de mim e de maneira que eu nas ultimas semanas só penso em faculdade e mais nada.
Sim não penso em mesmo mais nada.
Imaginem o tão a 1000 que ando, que esta semana ia a caminho de casa, e ia a falar com os meus neurónios, ora pensava num trabalho, ora pensava naquilo que tinha que fazer quando chegasse a casa, ora naquilo que tinha para entregar na semana que vem, e eis que páro....
Olho para os braços...
Vejo a mala do portátil Check!
Vejo a lancheira Check!
Sinto a mala nas costas check!
Mas.... espera... Marta falta-te algo...
Mas o quê!?
Entro logo em stress (porque ultimamente ando assim, não dou tempo ao rastilho, explodo logo), o comboio vem lá e falta-me algo...

AIIII o casaco!!!
Não tens o casaco!!
#&#%$#%$#%

E foi isto...

Entrei no comboio a chamar-me todos os nomes possíveis e imaginários.
Ele era tão fofinho! E ficava-me tão bem.
Ok Marta já chega, perdeste-o, mentaliza-te, e foca-te no que realmente interessa.

Uffa!!!
Desculpem lá este desabafo à parte :)

Ora então falando em treinos.

Queres bater recorde oficial no Oriente este Domingo não é Marta?!?
Sim!!! :)
Pois, mas treinar que é bom está escasso!
Eu sei :(
E andas numa de te vingares em chocolate e bolo!
Pois foi :( Mas eu precisava mesmo daquele pedaçinho para me dar energia!
Pois, mas agora pesa-te o rabo!
E se pesou!!!

Bem amigos, é isto, admito aqui que durante a semana não consigo :( não consigo treinar... Eu juro que tento, mas não consigo.
Tive um treino muito agradável no Domingo.
A minha cunhada que derivado aos meus sobrinhos deixou de correr em 2012, perguntou-me se eu me importava de correr com ela. Ora essa... Faço QUESTÃO de a acompanhar e treinar na companhia dela :)
Como ela já não corre há algum tempo fomos devagarinho naquele que é um sitio muito agradável para se correr, Santa Cruz :)
A brisa do mar, o local... Gosto muito!
Foi um treino tranquilo, fizemos 8Km +- em 58min e ela aguentou-se muito bem.
Fomos sempre a falar e descontraídas, nem demos pelo tempo passar.
E ficou combinado, que sempre que eu for lá aos Domingos, temos treino juntas :D

E hoje tive um tempinho que não contava ter e fui correr num local que adoro muito e não lá voltava há alguns meses.
Fui para o caminho de Alverca-Póvoa, e é sempre agradável.
Imaginem só que até nos brindam com uma certa quantidade de proteínas de graça pelo caminho, basta abrir-mos a boca e é velas entrar :) (mosquitinhos marotos!)

Mas enganem-se vocês se pensarem que este foi um bom treino.
Bem, um treino é sempre bom, melhor que ficar em casa sentada na secretária horas e horas (o que tem sido um repeat constante ultimamente).

Mas comecei logo a sentir um peso estranho na parte de trás.... oh diabo isto está a pesar.
Foi o chocolate!!!!
Epah oh Marta corre!!! Corre porque tu andas a abusar, agora CORRE!!!
E foi assim, 5 miseráveis Km's em 32min.

Denotando-se a minha carinha do antes (esquerda) e depois (direita) nota-se bem aquilo que foi o meu treino de hoje!


Dói não dói? Temos pena!
E pronto, é com este rabo pesado que me vou colocar no Domingo na linha de partida da Corrida do Oriente e seja o que o rabo quiser!!!!

Um beijinho enorme e eu prometo que vou tentar vir aqui mais vezes :)

Sejam Felizes SEMPRE!

terça-feira, 20 de maio de 2014

# Domingo com uma missão #

Todos temos na família aquela pessoa que consideramos um vencedor/a.
E na minha não há excessão. Tenho uma vencedora.
Uma grande Senhora que tenho orgulho em ter como tia, e a quem há 8 anos atrás o mundo desabou a seus pés com um diagnóstico de Cancro de Mama.
Não foi uma doença só dela, foi de todos.
A sua dor e angústia, e as suas forças interiores que por vezes superavam todas as nossas juntas, fizeram com que ela supera-se a doença com sucesso.
Foram momentos, de dor, sofrimento, mas ela venceu!
E para mim é uma força da natureza.
Uma Mulher guerreira que nunca teve medo de nada e sempre enfrentou o bicho de frente.

No passado Domingo realizou-se a Corrida Mulher e a Vida, que tem como objectivo angariar fundos para novos equipamentos no rastreio do Cancro da Mama. Estiveram presentes 15.000 mulheres, conseguem imaginar este mulherio todo junto? :)

Eu e a minha mãe fazemos sempre questão de marcar presença mas ultimamente não tem vindo a ser possível. É uma corrida um pouco dispendiosa.
Mas houve a oportunidade de eu participar num passatempo e tive a sorte de ser uma das vencedoras. Ganhei então um bilhete duplo para a Corrida/Caminhada.

Minha mãe ficou louca de felicidade. Poderíamos então ir fazer a nossa missão.
E que missão é essa?
É obter a medalha e dar á nossa Vencedora!


Nesse dia, e desde já faço aqui um pedido de Desculpas á minha equipa que tanto adoro e estimo 4 ao Km, por não ter vestido a camisola amarelinha, mas é um dia em que sou igual á minha mãe em busca de um objectivo. É um objectivo em conjunto e é muito importante para as duas.

Fomos de igual. As duas no mesmo compasso durante uma hora, 5Km. Fomos de mãos dadas rumo áquele objectivo.

Não houve lugar para mais nada senão estar ali de corpo e alma apenas com um objectivo em mente.
Não foi fácil para á minha mãe pois tem estado com sérias dores na coluna, mas naquela manhã também ela se superou.

E no fim, com o objectivo cumprido, a medalha foi entregue a quem realmente a mereçe. :)

Pelos amigos e pela família faço tudo.
E é por isso que este fim de semana, foi um fim de semana muito especial e cheio de coisas boas.

Beijinhos e Abraços
Sejam Felizes

domingo, 18 de maio de 2014

# Uma aventura chamada UTSM...Viagem de dois "malucos" #

Não, não enlouqueci e fui ao UTSM.
Mas como todos sabem, a Isa e o Vitor dirigiram-se a Portalegre este fim-de-semana para realizarem uma grande aventura, o TLSM (Trail Longo de São Mamede), mais precisamente 42Km (que acabaram por ser 44Km).
E como sei eu estas coisas?!?!!?
Porque eu e o João decidimos ir apoiar os nossos amigos.
Por isso, lá fomos nós para Portalegre!
Querem saber tudo?!?!!?
Então vejam :)



E foi assim esta aventura!!
Pelos amigos faço tudo o que esteja ao meu alcançe e por isso foi com um enorme orgulho que fiz em conjunto com o João esta viagem de mais ou menos 500Km's por eles :)

Os nossos amigos estão de Parabéns!!!

Beijinhos Enormes :)

sexta-feira, 16 de maio de 2014

# Treinar e ser Solidário #

Gosto de ajudar. Aliás, sempre que posso ajudo quem precisa.
Julgo que se todos der-mos um bocadinho de nós e do que podemos oferecer, ajudamos imensas pessoas que precisam.
E não falo só em coisas fisicas e bens essenciais de 1ª instância.
Por vezes podemos precisar de dinheiro, bens primários, mas aquilo que sentimos mesmo falta é de aquele carinho e daquela palavra amiga.

Sempre que consigo gosto de marcar presença nos Treinos Solidários que a Correr Lisboa organiza.
Estive presente pela primeira vez no treino que houve na Tapada da Ajuda (podem rever aqui) e que todos os bens acumulados foram doados à Casa Sol, que por acaso até lhes entrámos pela Instituição a dentro. Adorei a experiência e foi muito enriquecedor.
Depois participei num outro em que fiz questão de levar a minha mãe e duas amigas (para rever aqui).
Ajudar é importante, e puder juntar isso ao facto de poder treinar em conjunto com outros atletas, tornando o meu treino diferente, MELHOR!

Por isso, convido-vos a todos a estarem presentes em mais um fantástico Treino Solidário da Correr Lisboa!


Para saber mais sobre este treino basta acederem aqui e fazerem a inscrição e passar uma bela manhã!!! :)

Beijinhos Grandes
E sejam Felizes!! :)

quarta-feira, 14 de maio de 2014

# Música para os meus ouvidos #

Ou será melhor dizer, para um bom treino?!

Bom, na semana passada resolvi actualizar a minha playlist. Estava fartinha daquilo que andava já a ouvir fazia uns meses.

Dei por mim a pensar que cada vez mais as músicas que vão aparecendo são um tanto ou quanto descartáveis....uma pessoa ouve uma, duas, três vezes e depois cansa-se chegando a ter mesmo que estar uns dias/meses sem as ouvir.
Mas existem aquelas que passam os anos e continuam a suar bem aos ouvidos.
As chamadas músicas do antigamente.
Tenho algumas que faço questão da sua permanência no meu ipod, e algumas até têm lugar de pódio. :)

Por exemplo, na minha playlist tenho sempre:

Silence 4 (banda até que já nem existe, que saudades :) );
Prince;
Nirvana;
U2;
John Mayer;
Coldplay;
etc..

Então na semana passada, depois de ter renovado a playlist, fui fazer o treino de recuperação da Corrida dos Faróis.
Ia toda feliz com músicas novas e tal.

Por volta do Km3 acontece algo.
Toca aquela música.
Aquela que oiço montes de vezes, conheço de cor, e nunca me canso.
Aquela que oiço mas que nunca me deu aquela pica sabem!?

Mas neste dia foi diferente.
Ela começou a tocar e eu automaticamente levantei o volume e fechei os olhos.
"Hum este inicio é demais!"
"E agora vem a parte da guitarrada!"

O que aconteceu!?

Pois bem, aqui a je em pleno paredão cheio de gente põe-se a cantar, a dançar (enquanto corre, será possível? Neste dia foi :) ) e até a imitar o guitarrista (encarnei mesmo a personagem).
Foi um momento único, de viver e de ser visto certamente.

Foram uns 4 min em que "curti" à brava....
E fiz bis... fiz bis 2 vezes eheh
Queria prolongar aquele momento.
Naquele momento não queria saber de ninguém... podiam me ter chamado de maluca mas não queria mesmo saber... eu vivi mesmo aquele momento :)

E perguntam vocês... vá Marta diz lá que música era...
Eu digo :)


Só podia ser ColdPlay!! :)
"... I turn the music up
I'm on a roll this time
And heaven is in sight..."

E vocês levam música nos treinos?! Digam lá qual é aquela que vos dá mesmo vontade de correr mais rápido :)
"... I turn the music up
I'm on a roll this time
And heaven is in sight..."
Beijinhos e abraços
Sejam Felizes